Como ser assertivo na abordagem de um Press Release

Divulgação de press release

Uma das ferramentas mais importantes para o assessor de imprensa é o press release (PR). O material serve como apoio direto da divulgação de notícias sobre o assessorado, ou seja, é um documento que auxilia nas estratégias da Assessoria de Imprensa, além de ser de uma das ações para o reconhecimento do nome ou marca do cliente.

Algumas abordagens com a mídia acabam não tendo efeito imediato e, às vezes, a própria estruturação do PR faz com que a pauta seja deixada de escanteio. Separei quatro sugestões para produção de textos mais certeiros e claro, para arrasar na divulgação!

Textos mais objetivos

Apostar em PRs com grande quantidade de caracteres e linguagem complexa pode acabar gerando menor assertividade com o jornalista. Isso acontece por conta de uma correria rotineira nas redações que faz com que os profissionais acabem não tendo muito tempo para ler novos materiais que chegam diariamente nos e-mails e, consequentemente, facilita o descarte das pautas que haviam sido enviadas.

A dica é optar por textos mais objetivos, que transmitam a informação de forma mais sucinta e com qualidade. Invista em divulgar a ideia central da notícia e, caso seja um assunto muito extenso ou difícil de escrever em poucas palavras, veja se vale a pena dividi-lo em dois textos. Também há a possibilidade de transformar o PR em uma sugestão de pauta mais curta, para auxiliar na rápida absorção por parte do jornalista.

Apresente quem são envolvidos

Outro ponto importante é apontar quem são as empresas ou pessoas mencionadas ao longo do PR. Dessa forma, o leitor do texto consegue identificar facilmente os envolvidos, sem ter que ir atrás ou pesquisar sobre determinada instituição.

Outra opção é uso do boilerplate, geralmente indicado no final do texto, trazendo mais informações sobre determinada empresa. Este recurso permite a quem está lendo ter uma visão macro das empresas, assim como um interesse maior com o conteúdo ali abordado.

Variedades de lides noticiosos

Sempre que possível, crie novas formas de abrir os textos. Faça questionamentos pertinentes ao leitor, apresente um contexto histórico importante para a sequência do release e indique qual será o conteúdo central daquele material.

Lembre-se de que essa abertura é o que faz o jornalista se interessar pelo texto. O primeiro parágrafo é de suma importância, então não deixe de pensar em diferentes formas de iniciá-lo.

Selecione os entrevistados

Mesmo que sejam utilizados como fontes secundárias, selecione os especialistas ou executivos que têm envolvimento direto com o tema do texto. Isso permite que o assunto não fique restrito a pesquisas, e faz com que outros pontos de vista sejam mencionados ao longo do material.

Se a fonte topar conceder a entrevista, prepare um roteiro de perguntas certeiras e não deixe de creditá-lo no texto. Caso sua fonte apresente dados de mercado importantes, ou estudos relacionados, dê uma lida sobre e não deixe de mencioná-los.

Os pontos destacados acima são sugestões para que os press releases enviados à imprensa tenham maior assertividade e que os resultados comecem a surgir mais rapidamente. Aproveite para conferir também nossas dicas de como evitar que suas sugestões de pauta caiam diretamente no Spam dos jornalistas.

 

Bianca Bispo é assessora de imprensa na IDEIACOMM

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