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Posicionamento de marca: como uma Assessoria de Imprensa pode te ajudar?

Adotar uma boa estratégia de assessoria é indispensável para trazer mais credibilidade e exposição da marca ao seu público

Posicionar bem a marca nunca foi tão importante. Uma vez que o mercado se torna cada vez mais competitivo, ter um bom posicionamento significa, sobretudo, ser lembrado pelo cliente, ocupando um espaço no coração e na mente do seu público-alvo. É estar no topo de seu segmento, afinal, se a empresa não consegue se diferenciar de suas concorrentes, não há razões para ser escolhida pelo público.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot, negócios que investem em posicionamento aumentam a receita entre 10% e 20%, além de gerar maior fidelidade e retenção, resultando, consequentemente, em maior Lifetime Value (LTV) ou Valor de tempo de vida, traduzido para o português. Sendo assim, o posicionamento da marca ajuda a moldar a percepção de valor do produto ou serviço, além da preferência do público em escolhê-lo, o que impacta diretamente em sua relevância perante o mercado.

Vale reforçar que criar esse posicionamento não é um ato isolado, sendo um processo contínuo e que demanda diferentes estratégias. Entre elas, a Assessoria de Imprensa!

O poder da Assessoria de Imprensa

Mesmo que boa parte das empresas ainda vejam como uma estratégia secundária, não há dúvidas de que a comunicação é um pilar fundamental para o segmento corporativo. Isso porque é por meio desse diálogo que as organizações conseguem se relacionar com seu público, impactando diretamente no crescimento e sustentabilidade do negócio.

Nesse sentido, existem diversos métodos para estabelecer uma boa comunicação com o consumidor, seja por meio de estratégias de inbound marketing, redes sociais, criação de conteúdo e de eventos sobre assuntos relacionados ao core business da empresa e, também, por meio da Assessoria de Imprensa. Nesse sentido, a comunicação integrada tem um poder considerável para o sucesso da estratégia.

Em relação à Assessoria de Imprensa, a abordagem com o público-alvo surge de forma muito interessante e assertiva, o que garante mais credibilidade e visibilidade à companhia, além da aproximação direta com formadores de opinião, que são os jornalistas de redação. Nesse sentido, vale reforçar que o trabalho da Assessoria de Imprensa é muito mais do que um simples processo de divulgação em canis jornalísticos, uma vez que os profissionais da área atuam no fortalecimento da marca, desenvolvendo as melhores práticas para sua exposição e posicionamento.

Assessoria de Imprensa na prática

Conforme apontado anteriormente, é papel da assessoria desenvolver as melhores formas para exposição de uma empresa na mídia. Indo nessa linha, é importante enfatizar que, diferente da publicidade, em que produtos e campanhas específicas de uma empresa são expostas, a Assessoria de Imprensa atua por meio da mídia espontânea.

Nesse sentido, com o objetivo conquistar espaço editorial dentro das redações, a assessoria, em conjunto com o departamento de comunicação das empresas, deve oferecer aos canais jornalísticos conteúdos de qualidade, como sugestões de reportagens sobre determinado assunto de interesse público, cases de sucesso, entrevistas, artigos assinados por algum executivo da organização e assim por diante.

Para que toda a estratégia de assessoria seja assertiva, uma boa opção é contar com uma agência especializada, o que potencializará os resultados da organização na imprensa. Deste modo, opte por um parceiro de credibilidade e que já tenha experiência em seu segmento de atuação. Além disso, vale considerar uma agência que implemente em sua operação variados tipos de contabilizar os resultados obtidos na mídia. Sem dúvidas, essa será uma ótima estratégia que ajudará no posicionamento da empresa e retenção de clientes.

Ketheleen Oliveira é Coordenadora de Assessoria de Imprensa na IDEIACOMM.

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