Uma análise sobre o papel da visibilidade para a sustentação e sucesso das empresas
Na Era da Informação, em que mais pessoas estão conectadas e pesquisando antes de se associarem à determinada marca, a visibilidade se torna um pilar fundamental de sustentação para qualquer negócio, sendo que é desta forma que a empresa permanece na mente dos consumidores e, como consequência, faz com que os clientes passem a optar por ela se comparada aos concorrentes.
Nesse sentido, sob a perspectiva do marketing, a visibilidade nada mais é do que um conjunto de estratégias que faz com que a companhia se apresente de maneira diferenciada ao consumidor, criando uma conexão com o usuário a fim de não passar despercebida. Diante de um mercado cada vez mais concorrido, desenvolver práticas robustas com esse propósito é excepcional, mas, mesmo diante dessa urgência, muitas empresas não compreendem, de fato, o que é visibilidade.
Vale reforçar que o termo é muito mais do que “ser visto” pelos consumidores, sendo que está relacionado ao fato de a marca ter um diferencial em detrimento de seus concorrentes, fazendo com que a empresa fique em destaque. Nesse processo, a comunicação com o público é determinante e deve ser diversificada e aplicada de forma estratégica.
Presença nas Redes Sociais
Estabelecer uma boa comunicação demanda diferentes estratégias. Entre as diversas formas de se comunicar com o público-alvo do negócio e possíveis prospects, a presença nas Redes Sociais é essencial, visto que, em muitos casos, é a forma mais utilizada e primeira opção entre as pessoas para chegar até a marca.
Diante deste contexto, algumas práticas são fundamentais no meio digital, tendo em vista que a produção de conteúdos diversificados, adotando uma linguagem de acordo com cada rede social, é indispensável. Por exemplo, o LinkedIn exige uma linguagem mais formal, enquanto o Instagram pede conteúdos mais dinâmicos e informais. Além disso, é importante ter planejado o número de postagens semanais, investir na produção de artes atrativas para as postagens e, sobretudo, manter a interatividade com os usuários das redes. Esse último ponto, com toda certeza, intensifica a relação entre consumidor/marca.
O que esperar de uma Assessoria de Imprensa?
Outra estratégia fundamental da comunicação está ligada à Assessoria de Imprensa. Mais do que um trabalho de divulgação, os profissionais das agências ajudam a fortalecer a credibilidade e presença da marca no mercado. Nesse sentido, a Assessoria de Imprensa (AI) desenvolve estratégias que têm como objetivo trazer os melhores meios de expor e posicionar a empresa. Entre os benefícios, os mais visíveis são:
- Construção de identidade da marca;
- Posicionamento estratégico;
- Presença constante em veículos jornalísticos de credibilidade;
- Aproximação do público-alvo.
Por fim, reforço que o aumento da visibilidade deve ser um objetivo almejado por todas as empresas, uma vez que esse é um dos caminhos mais promissores para um crescimento organizacional orgânico e saudável. Além disso, manter a imagem em evidência apresenta um lado mais humano das instituições, em que elas não são vistas apenas como instituições preocupadas em gerar lucros, mas também em estabelecer um relacionamento assertivo com seu público.
Para esse projeto, o investimento em uma assessoria de comunicação é uma estratégia certeira, visto que a empresa contará com especialistas desenhando as melhores estratégias sem ter que reduzir a capacidade produtiva de seu time interno, que deve focar apenas no core business do negócio.
Ketheleen Oliveira é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM.