Como escolher a melhor assessoria de comunicação

Como escolher a melhor assessoria de comunicação

O investimento em assessoria é imprescindível para a construção da marca e fortalecimento da credibilidade no mercado 

Sem dúvidas, a assessoria de comunicação desenvolve um trabalho estratégico importante para as empresas. Nos últimos anos, com o aumento da competitividade no mercado potencializada, principalmente, pela transformação digital, as empresas vêm enfrentando alguns desafios para se posicionarem de forma eficiente no mercado. A montagem de um planejamento de comunicação assertivo, bem como a construção de autoridade nos motores de busca leva tempo e precisa, sobretudo, de apoio técnico especializado para ser realizado com êxito.  

Em razão disso, a assessoria de imprensa (AI) ganhou ainda mais relevância no universo corporativo. Todavia, escolher a “melhor” agência para potencializar a comunicação do seu negócio ainda desperta muitas dúvidas. Apesar da perceberem a AI como um investimento estratégico, muitos líderes não sabem exatamente como contratar a agência ideal para sua empresa. Por isso, reunimos algumas dicas para ajudar seu negócio a tomar a melhor decisão sobre a escolha da melhor assessoria. 

Expertise no segmento da sua empresa 

É inegável que as agências de comunicação conhecem os fluxos de assessoria e sabem como posicionar as empresas na mídia. Todavia, é possível potencializar ainda mais os resultados com o apoio de uma agência especializada no core business do seu negócio. Por exemplo, empresas de tecnologia que optam por uma assessoria especializada no segmento podem obter resultados mais expressivos na mídia do que outras que contam com o apoio de uma agência sem este know-how específico. 

Isso é possível porque uma assessoria especializada em tecnologia acessa com mais facilidade os veículos estratégicos para as empresas daquele segmento. É importante destacar que este acesso mais ágil é fruto de um trabalho estratégico desenvolvido pelas agências com os jornalistas ao longo dos anos, especialmente no que diz respeito da construção de uma relação saudável e duradoura. Em suma, por terem um relacionamento mais fluído e constante com os repórteres, as agências têm mais abertura para trabalhar as pautas dos clientes junto aos veículos.  

Comunicação voltada a resultados 

É natural que as empresas desejem ver resultados. Inclusive, muitas delas querem ver isso já nos primeiros meses de trabalho. Apesar de a assessoria de imprensa ser um trabalho “de formiguinha“, que demanda tempo e constância, algumas delas adotam modelos de trabalho dinâmicos, que proporcionam alguma previsibilidade de divulgações e são focados, exclusivamente, em resultados.  

Neste sentido, vale mencionar um modelo de trabalho desenvolvido pela IDEIACOMM que tem como ponto central a exposição dos clientes na mídia. Intitulado Success Fee, ele permite que os clientes paguem apenas pelos resultados conquistados. Além de oferecer um bom custo-benefício para as empresas, o modelo permite que elas tenham uma previsão mais exata de quantas pautas serão estimuladas na imprensa mensalmente e, dessa forma, consigam ter uma estimativa aproximada dos valores a serem pagos, retorno, dentre outras métricas.  

Para concluir, ao buscar por uma assessoria de comunicação, as empresas devem mapear de forma objetiva suas principais necessidades. Isso facilitará o processo, uma vez que elas terão uma visão mais precisa de que tipo agência procuram. Além disso, vale lembrar que o investimento em comunicação é essencial para construção da marca no mercado e posicionamento das companhias.  

 Lucas Rodrigues é Assessor de Imprensa na IDEIACOMM. 

Compartilhe este conteúdo

Talvez essas publicações também te interessem!

ÚLTIMOS CONTEÚDOS

Categorias

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS