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Assessoria de Imprensa: o trabalho muito além de uma divulgação

A estratégia e o direcionamento propiciados pela assessoria de imprensa refletem no aumento da credibilidade e presença da marca no mercado

A comunicação é considerada, por muitos do meio empresarial, uma atividade com baixo valor agregado, que não impacta diretamente no crescimento da organização. Como resultado deste fator, de acordo com uma pesquisa realizada pela SocialBase, 35% das empresas não possuem um setor de comunicação estruturado, enquanto 75% encontram dificuldades para localizar as informações corporativas.

No entanto, essa avaliação a respeito dessa área, sobretudo relacionada à assessoria de imprensa, nunca esteve tão equivocada. Por conta da grande velocidade na troca de informações atualmente, o posicionamento mal elaborado ou a falta dele podem causar sérios problemas para os negócios de qualquer instituição.

Sendo assim, o real papel dos assessores excede o conceito básico conhecido pelos executivos e tem uma vasta relevância para aqueles que têm como objetivo a expansão orgânica de sua empresa. Os profissionais da Assessoria de Imprensa (AI) desenvolvem estratégias nas quais buscam os melhores meios para expor e posicionar os seus clientes, mapeando os ganchos corretos para que a empresa esteja nos veículos mais adequados.

Além disso, o trabalho da Assessoria também ajuda a melhorar a imagem do executivo ou do negócio, atuando de forma incisiva para que seja elevada, principalmente, a credibilidade dos mesmos. Com base nesse objetivo principal, os profissionais de AI estruturam outros aspectos, que ressaltem a especialização das organizações e as tornem referência na sua área de atuação.

Contar com uma assessoria impacta em inúmeras frentes

Para compreender como a companhia é beneficiada por uma comunicação planejada e bem direcionada, é necessário exemplificar que os principais pontos vão muito além de apenas divulgações de matérias na mídia. Neste sentido, os jornalistas agregam em aspectos cruciais que fazem total diferença. Entre eles, os mais notórios são:

• Construção de identidade da marca: com o conhecimento específico, a Assessoria realiza o mapeamento dos pontos intrínsecos à empresa. Essa ação permite que seja desenvolvido uma orientação de toda a imagem, quais os assuntos a serem tratados, linguagem personalizada, entre outros pontos. Assim, institui uma marca única e coesa, alinhada aos fatos noticiosos do mercado;

• Posicionamento estratégico: com base no planejamento citado, os possíveis locais de divulgação se tornam mais assertivos, o que garante maior aderência com os assuntos abordados no veículo de comunicação. Portanto, os assessores posicionam a instituição nos canais corretos;

• Gerenciamento das mídias sociais: devido aos avanços digitais, estar presente nas principais redes deixou de ser opcional, pois é mais um ambiente para a companhia ter maior visibilidade. Além disso, utiliza outra linguagem, mais direta e específica, sendo produzidas para pessoas interessadas pelo seu conteúdo;

• Aproximação com o cliente: por meio das ações citadas e da expertise desses profissionais, toda estratégia visa aproximar o negócio do seu público-alvo. Logo, a relação com o consumidor fica mais transparente, elevando especialmente a confiabilidade no produto, serviço e instituição.

Por fim, fica claro que o real papel da Assessoria de Imprensa é gerar visibilidade positiva, além de fortalecer a imagem corporativa. Posto isso, contar com assessores é imprescindível para qualquer organização que deseja ter uma marca com credibilidade e transparência, alcançando esses objetivos por meio de uma comunicação aplicada à realidade da corporação.

Rafael Moraes é Assistente de Assessoria de Imprensa na IDEIACOMM. 

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