Checklist: como fazer Mídias Sociais  

Checklist: como fazer Mídias Sociais

Confira dicas de como fazer Mídias Sociais de maneira prática e assertiva 

Muitas empresas pensam em ampliar sua visibilidade por meio das mídias sociais, porém acabam não levando a diante essa ideia ou até mesmo não dão continuidade ao trabalho por falta de preparo. Além disso, não saber por onde começar também acaba sendo um empecilho. Outro problema existente é a empresa criar um único conteúdo para várias plataformas diferentes, o que acaba não sendo eficiente dependendo da estratégia adotada.  

Neste sentido, é sempre importante levar em consideração todas as plataformas utilizadas. Assim, pode-se criar estratégias diferentes para cada uma, porque um conteúdo para o Instagram não funcionaria para o Twitter, por exemplo, assim como uma estratégia para o YouTube não funcionaria para o Facebook. Com isso, precisa-se saber quais são as plataformas que atinge o seu público-alvo e, com isso, construir a estratégia e o conteúdo perfeito

Por isso trazemos esse post, especialmente para ajudar você a se organizar e fazer um bom trabalho em suas mídias sociais. Confira! 

  • Faça uma análise de seus seguidores: ao analisar os seus seguidores e o público que quer atingir, é possível criar uma melhor estratégia para alcançá-los, saber qual plataforma eles mais frequentam e qual é o melhor horário para fazer as suas postagens; 
  • Faça uma avaliação de todas as postagens: analise todas as postagens e campanhas de melhor e pior desempenho e faça ajustes que for necessário. Compare o que funciona e o que não funciona para criar estratégias eficientes; 
  • Analisar o que seus concorrentes postam: faça análises do que seus concorrentes estão postando, assim você fica por dentro do que está acontecendo e pode até mesmo traçar estratégias para criar conteúdos mais assertivos; 
  • Quais plataformas serão usadas: é importante saber qual púbico você quer atingir, assim saberá quais mídias eles usam mais. Tendo isso já estruturado, é possível planejar conteúdos específicos para cada plataforma que for utilizada; 
  • Manter seu calendário sempre atualizado: crie uma pauta para cada semana e KPIs para cada semestre. Se planeje, tenha esquematizado todas as estratégias a se usar, evitando criar conteúdo de última hora. Planejar com antecedência faz com que você tenha tempo para produzir um conteúdo mais rico e estratégico para aquele momento; 
  • Sempre responder os comentários nas postagens: manter contato com o público mostra que a empresa está atenta a sugestões e críticas. Isso permite que a organização possa traçar novas estratégias para futuras postagens e campanhas; 
  • Monitorar as menções da sua marca: ficar atento a todo tipo de menção que o público faz sobre uma determinada marca/pessoa/empresa é fundamental para saber se o conteúdo é consistente nas mídias sociais, além de saber como ele está sendo percebido pelo público; 
  • Mantenha uma coerência visual: para que seja possível transmitir os valores da marca, é fundamental que seja utilizado, ao longo de todos os conteúdos, imagens e vídeos que estejam dentro do universo visual dela: suas cores, tipografia, padrões visuais, texturas, fotografias. Desse modo, seu público, ao consumir as plataformas, terá uma maior atenção e associará diretamente o que está sendo produzido com sua empresa; 
  • Esteja sempre atualizado no conteúdo: conhecimento nunca é demais. Estar sempre atualizado no segmento do seu negócio ajuda a criar conteúdos mais atualizados, o que, consequentemente, atrai novas pessoas; 
  • Revise e avalie KPIs: por fim, o KPI é um indicador muito importante para a mensuração de desempenho. Por isso, é importante estruturar uma métrica que seja eficiente para o seu tipo de negócio.     

Stephanie Santos é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM. 

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