Mesmo que tenham métodos e objetivos diferentes, as estratégias de relações públicas e networking se complementam
No meio corporativo, nunca foi tão importante manter uma boa rede de contatos e relacionamentos. Com o avanço da transformação digital e o crescimento do mercado de modo geral, estabelecer um bom networking se tornou ainda mais imprescindível, visto que as empresas precisam lidar com um número muito maior de concorrentes em seu segmento de atuação.
Diante desse contexto, para fomentar a rede de contatos de uma organização e de seus executivos, traçando estratégias de desenvolvimento empresarial e de carreira, é fundamental o investimento em comunicação, networking e relações públicas. Estratégias complementares, o networking e as relações públicas estão conectados de diferentes maneiras, como, por exemplo:
- Na construção de relacionamentos: ambos os campos fomentam a construção e consolidação de bons relacionamentos, seja na mídia, stakeholders, clientes e o público em geral – no caso das relações públicas –, como com conexões valiosas com outras pessoas em sua área de atuação e interesse – no caso do networking;
- No desenvolvimento de comunicação estratégica: tanto as estratégias de PR quanto de networking só serão eficientes com uma comunicação eficaz. Nesse sentido, é preciso que ela seja assertiva, influenciando a percepção pública de uma empresa (relações públicas) e que ajude a construir relacionamentos profissionais sólidos, transmitindo todos os objetivos e interesses de forma clara (networking);
- Na construção da credibilidade e reputação de uma empresa/executivo: influenciar uma opinião também está ligado a essas duas frentes. Em relações públicas, é preciso desenvolver ações e estratégias bem planejadas a fim de construir uma imagem positiva e confiável. Já o networking ajuda a reforçar essa confiança, uma vez que ele é baseado em recomendações e referências de contatos.
Como unir as estratégias de relações públicas ao networking?
Embora as relações públicas e o networking tenham seus próprios objetivos e métodos, eles estão intimamente interligados e podem se complementar de maneira poderosa. Sendo assim, uma vez que os profissionais de PR têm como principal objetivo moldar a percepção pública e promover a compreensão e apoio à uma organização ou serviço, o networking tem como propósito construir e cultivar relacionamentos para desenvolvimento pessoal e profissional.
Ambos, relações públicas e networking, exigem excelentes habilidades de comunicação, empatia, eficiência e capacidade de escuta profissional. Além disso, estabelecer confiança é fundamental em ambos os campos. Deste modo, enquanto o PR estabelece e mantém conexões com influenciadores, mídia e outros stakeholders, o networking busca desenvolver uma rede sólida que ajude a abrir portas para oportunidades de PR, seja por meio de introduções à mídia, parcerias de co-marketing ou colaborações em eventos, por exemplo.
No fim, tanto o networking quanto as relações se baseiam na construção de relacionamentos, em uma comunicação eficaz e na troca de informações que ajudem a influenciar a percepção alheia e gerar novas oportunidades.
Ketheleen Oliveira é Líder de Assessoria de Imprensa na IDEIACOMM.