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Posicionamento e networking: construindo autoridade profissional no LinkedIn 

Uma boa estratégia de comunicação no LinkedIn envolve posicionamento, networking e conteúdo de qualidade 

A relação das redes sociais com as pessoas evoluiu de forma intensa nos últimos anos. Não há dúvidas de que os conteúdos veiculados nas plataformas digitais têm o poder de influenciar diretamente o comportamento das pessoas. Basta observar como a chegada da Internet alterou permanentemente os hábitos de consumo e o relacionamento das empresas com os seus stakeholders. E dentre as redes sociais mais utilizadas, o LinkedIn se destaca pela utilidade para fins profissionais. Seja para conseguir um novo emprego, acompanhar as novidades do mercado, fazer conexões interessantes para a carreira profissional, ou para construir uma imagem positiva no seu ramo de atividade, o LinkedIn proporciona o espaço perfeito. 

O termo “autoridade” é frequentemente associado de forma pejorativa ao autoritarismo – uma forma de governo caracterizada pela opressão às liberdades individuais. Mas construir autoridade profissional está longe de ser sobre construir uma imagem autoritária. Na verdade, tem tudo a ver com se estabelecer como um profissional respeitável, qualificado e confiável que pode orientar seus clientes para o sucesso.  E isso tudo depende da forma como é construída a influência no meio profissional, e qual é a imagem transmitida desse sujeito dentro das plataformas digitais.  

A distinção entre autoridade profissional e audiência 

Ser uma autoridade no LinkedIn ou em qualquer plataforma às vezes é confundido com ter uma grande audiência. Construir uma reputação de autoridade profissional em uma área de atuação não está diretamente conectado com o número de seguidores na rede social.  Assim como possuir um grande número de seguidores não é o suficiente para ser uma autoridade. A grande diferença entre esses dois objetivos distintos está nos tipos dos conteúdos publicados

Conteúdos engraçados têm um alto poder de gerar engajamento, por exemplo. É possível que milhares de pessoas sigam o perfil de um profissional que esteja publicando memes divertidos todas as semanas. No entanto, essas pessoas estarão interessadas em entender o tamanho do conhecimento desse profissional sobre determinado assunto relacionado à sua área de atuação? Em contraponto, se um executivo ou gestor está publicando artigos, notícias e outros materiais relacionados ao ofício, é muito mais provável que ele construa uma audiência que esteja interessada em consumir conteúdos sobre o assunto. A partir deste entendimento, fica mais fácil entender a distinção entre ter uma grande audiência e ser reconhecido como uma autoridade profissional. É uma questão de posicionamento e networking. 

Posicionamento é tudo 

Com potenciais clientes, executivos, consultores de pesquisa e outros tantos possíveis stakeholders como usuários ativos da rede social, o LinkedIn oferece a oportunidade perfeita para se posicionar. A ferramenta de publicação de artigos é o exemplo máximo dessa constatação. Através de artigos técnicos e atrativos, é possível demonstrar e compartilhar todo o conhecimento de um profissional sobre determinado assunto, de modo que a exposição do perfil nesta rede seja ampliada, gerando novas conexões e possivelmente, novos negócios. 

Para se manter em evidência e continuar atraindo as atenções para o perfil, é necessário determinar uma periodicidade das publicações, e fazer do posicionamento uma constante na rede social. Executivos que compartilham ideias, opiniões e notícias constantemente tendem a serem vistos como profissionais ativos e atualizados, e isso contribui expressivamente para a construção da imagem desejada. Incorporar uma estratégia coesa de atuação no LinkedIn pode abrir as portas para novas oportunidades, seja na mídia tradicional ou em outros meios de comunicação alternativos. Assim, a influência de um executivo se amplia, o levando ao patamar de autoridade profissional no seu campo de atuação. 

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Lucca Prioste é Produtor de Conteúdo na IDEIACOMM. 

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