Master, Blaster, Hyper? Se apresentando de modo assertivo no LinkedIn!

LinkedIn

Seja você um recrutador ou simplesmente alguém que busca contatos para ampliar seu networking, é bem possível que já tenha se deparado com um perfil bastante comum no LinkedIn.

Estou me referindo aos profissionais que extrapolam na definição de suas funções e, visando causar uma boa impressão na rede, acabam por criar nomenclaturas inexistentes, excessivamente autocongratulatórias ou mesmo que não fazem qualquer sentido.

MEGA BLASTER OPPORTUNITY SELLER™, BEST MANAGER OF NEW BUSINESS, CONSTRUTOR DE SONHOS EM FORMA DE STARTUPS.

Obviamente, estes são exemplos caricatos levados ao extremo, mas, não tão distantes assim da realidade.

Para fugir desse modelo de apresentação e não pagar mico na rede, separamos três dicas que, certamente, irão te auxiliar a ser bem visto no LinkedIn sem precisar soar irrealista. Acompanhe!

1. Seja verdadeiro

A primeira dica para escrever um bom título profissional é simples, mas nunca irá falhar: exponha a verdade e somente a verdade. Minha recomendação é que você use na rede exatamente o cargo que está descrito no seu contrato de trabalho.

Primeiro porque essa é a forma que você, realmente, será reconhecido pelos seus colegas e poderá ser encontrado mais rapidamente no LinkedIn. E segundo porque, caso você esteja buscando atrair recrutadores, eles perceberam de imediato quando estiver “dando aquela valorizada”.

2. Dê preferência pelo cargo em português

Exceto para os casos em que a empresa na qual você trabalha opta por nomenclaturas em inglês, não faz sentido colocar um título em inglês para um perfil todo em português.

Até porque, caso você tenha mesmo interesse em atrair contatos e headhunters do exterior, o LinkedIn disponibiliza a escrita de perfis vinculados a sua conta em uma série de outros idiomas.

3. Um detalhe que faz a diferença

Quer atrair a atenção da rede sem parecer exagerado? A dica é incluir aqui, ao lado de seu título, uma informação relevante, objetiva e que possa ser usada como trunfo a seu favor. Alguns exemplos:

Diretor Executivo na empresa X I 15 anos de experiência na Área Comercial;

Gerente de Marketing na empresa X I Especialista em Pesquisas de Mercado;

CEO na empresa X I MBA em Marketing Digital.

Esta é uma forma de destacar uma parte importante de sua carreira ou trajetória educacional, sendo verdadeiro, valorizando sua função e sem parecer exagerado ou pedante.

Dica bônus

Por fim, uma dica para quem está buscando recolocação: evite utilizar variações da expressão “Em busca de novas oportunidades”.

Tal frase não descreve o que você tem para oferecer profissionalmente e impactará de modo negativo em seu posicionamento nas buscas de recrutadores.

Ao invés dela, use termos que valorizam suas experiências e know-how, mas, sempre com bom senso, optando por descrever sua busca por recolocação e interesses no resumo.  Confira alguns modelos de títulos para você que está fora do mercado:

Especialista em atendimento ao consumidor I 5 anos de Experiência no Setor de Saúde

MBA em Recursos Humanos I Experiência no Segmento Imobiliário

E então, gostou deste conteúdo? Se tiver interesse em mais informações ou em uma consultoria especializada para a Company Page de sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco!

 

João Barros é jornalista, especialista em conteúdo e Inbound Marketing na IDEIACOMM

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