5 dicas para conseguir um estágio em comunicação

 

estágio

O estágio é o começo da vida profissional do estudante, é a hora de testar na prática o que vem aprendendo na faculdade e saber se é realmente aquela profissão que se deseja seguir. Mas, muitos alunos encontram dificuldades na hora de pleitear a tão sonhada vaga.

Por isso, separamos nesse post algumas dicas valiosas que podem ajudar nesse momento tão importante da carreira!

1. Tenha um bom currículo

Tudo começa pelo currículo! É sua porta de entrada, o primeiro contato com o avaliador que pode, ou não, lhe chamar para participar do processo seletivo.

Somos comunicadores, então podemos apostar em modelos criativos e que se diferenciem dos demais. Porém, tome cuidado! Nada de exageros e letras brilhantes que inibem a legibilidade. Algo legal de fazer é ter duas versões do CV, uma mais “descolada” e outra padrão. Antes de escolher qual enviar, é bacana estudar a empresa e perceber se sua cultura é mais tradicional ou aberta.

Porém, você pode ter o currículo mais lindo e style do mundo do ponto de vista estético, que isso não vai adiantar nada se não houver bom conteúdo. MUITO CUIDADO COM ERROS GRAMATICAIS! REVISE E REVISE!

Pense só um avaliador recebendo o currículo para uma vaga de estágio em jornalismo ou assessoria de imprensa com erros de gramática? Não pega nada bem, né?

Outra dúvida comum é como preencher o currículo quando não se tem nenhuma experiência. Caso esteja buscando o seu primeiro emprego, é bacana contar sobre as suas atividades na faculdade e fora dela, mesmo que não remuneradas. Por exemplo: fez um trabalho que foi divulgado na feira de comunicação? Ajudou em serviços comunitários? Fez a cobertura de eventos? Tudo isso conta e chama atenção dos avaliadores.

Outra coisa bem bacana é criar um portfólio online que poderá ser enviado junto com o currículo. Nele, você pode efetivamente mostrar o que já fez até aqui (mesmo que seja só na faculdade) 😉

2. Não escolha muito

Dentro das áreas da comunicação, as possibilidades de emprego são mais diversas do que imaginamos quando estamos na faculdade. Mas quem nunca ouviu um colega de classe falando coisas no estilo “eu só trabalho em redação se for para cobrir esportes”. Esse é um exemplo típico do jornalismo, mas podemos adaptar “Faço Rádio e TV e só procuro estágio em produção”. Gente, para com isso! Sei que é um erro, porque eu também já fui assim.

É claro que todo mundo quer trabalhar com o que ama, mas tome cuidado para não fechar portas! Há uma ampla gama de emprego, principalmente nas áreas voltadas a comunicação corporativa. Mesmo que você ache que não se daria bem trabalhando em um escritório, pelo menos tente! No começo de carreira (na maioria das vezes) não há como escolher o emprego dos sonhos e toda experiência na área já é alguma coisa.

O bacana do estágio é aprender, conhecer pessoas e explorar o mercado. Então, mesmo que você ache que não curta muito determinada área, caso surja uma oportunidade, aproveite!

Eu não estou dizendo para você desistir dos seus sonhos (nunca faria isso), apenas para ser mais maleável, porque pode se surpreender e acabar curtindo! Além disso, se ficar escolhendo muito, o tempo pode ir passando e você corre o risco de acabar ficando sem estágio.

3. Converse com pessoas da área

Eu lembro que sempre que estava procurando estágio saia anunciando para todo mundo que estava disponível para novas oportunidades.E isso me ajudou!

Não é como se você precisasse andar com o currículo na testa, mas é muito bacana trocar ideias com seus professores, colegas de classe e demais pessoas que estejam trabalhando na mesma área que você.

Dessa forma, quando alguém ficar sabendo de alguma oportunidade, poderá te indicar. Além disso, conversar com essas pessoas te ajuda a saber como está o mercado, como foi a experiência delas com estágio e as dicas que possuem sobre o assunto.

Ter o coração aberto para conselhos de quem tem mais experiência que você sempre ajuda!

4. Use a internet ao seu favor

Atualmente há muitas ferramentas que podem auxiliar a conseguir a tão sonhada vaga de estágio. Antes da entrevista, por exemplo, é fundamental que você busque o máximo de conteúdo possível sobre a empresa nos meios digitais, isso vai te ajudar a se familiarizar com o tipo de linguagem utilizada e sobre os propósitos básicos daquela corporação.

Além disso, o LinkedIn pode ser um amigo e tanto! Lembre de deixa-lo sempre atualizado e com uma foto bacana (a gente já falou sobre fotos para essa rede aqui), porque é muito comum que os avaliadores deem uma “fuçada” para saber como é o seu perfil por lá. É legal também seguir as company pages das empresas que você gostaria de trabalhar, porque muitas delas anunciam novas vagas pela plataforma. Interagir com outros usuários e publicar assuntos relevantes também pode te ajudar.

Outra ferramenta que pode dar uma “mãozinha” é o Facebook. Por lá, existem muitas páginas de freelas, estágios e trampos em comunicação. Uma boa ideia é participar dos grupos referentes a sua área e deixar essas notificações ativas.

Mas falando em redes sociais, é sempre bom tomar cuidado com o que posta. É claro que você não vai deixar de compartilhar aquela cervejinha com os amigos porque está procurando um estágio! Basta saber o limite do bom senso, principalmente durante os processos seletivos.

5. Não fique parado

Eu sei que é difícil estudar e a rotina de procurar estágios também cansa. Mas aproveite o período que está sem trabalhar para se dedicar a outras tarefas que também podem ajudar.

Tire aquela ideia do blog da cabeça; ajude uma agência colaborativa; escreva ou fotografe para o jornal do seu bairro; administre uma página no Facebook; faça um podcast; comece uma iniciação científica, enfim, as oportunidades são várias!

O legal é não ficar parado esperando que as coisas aconteçam. Com certeza cuidar de um projeto desse tipo vai te ensinar muitas coisas e pode fazer brilhar os olhos do entrevistador.

Dica bônus: Tenha persistência

Você pode seguir todas as dicas que deixei aqui e outras milhares e ainda assim as portas continuarem se fechando. Não tem problema!

Nunca desista de você e da sua capacidade. Talvez não seja na primeira, nem na décima entrevista que você consiga o estágio, mas uma hora ele sai! Se esforça que vai dar certo! Começos não são fáceis, mas eles nos moldam e preparam ao que está por vir.

 

Ana Beatriz Felicio é Assessora de imprensa e criadora de conteúdo na IDEIACOMM

Compartilhe este conteúdo

Talvez essas publicações também te interessem!

ÚLTIMOS CONTEÚDOS

Categorias

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS