You are currently viewing Dúvidas de Assessoria de Imprensa: por que ter um book fotográfico profissional?

Dúvidas de Assessoria de Imprensa: por que ter um book fotográfico profissional?

O envio de fotos profissionais é uma das exigências dos jornalistas durante a negociação de uma pauta

Investir em Assessoria de Imprensa é, sem dúvidas, uma estratégia fundamental e assertiva para as empresas que desejam conquistar espaço na mídia de forma orgânica. Isso porque, uma vez que estabelecer uma boa relação com o público-alvo é um fator primordial para o sucesso e credibilidade do negócio, a assessoria é uma solução acessível e que garante bons resultados.

Sendo assim, após escolher a melhor Assessoria de Imprensa, de acordo com o nicho de atuação do negócio e os valores e métodos de trabalho da agência, é fundamental que ambas as empresas realizem um alinhamento inicial, em que são apontadas todas as medidas, expectativas e pontos de atenção para que o trabalho funcione da melhor forma possível.

Nesse alinhamento, devem ser discutidas as melhores estratégias para elaboração e divulgação das pautas, definição de porta-vozes, produções de materiais diversos, como releases, artigos de opinião, cases de sucesso e assim por diante. Além disso, após a definição dos porta-vozes da companhia, outro ponto que deve ser abordado nessa reunião de start, mas que poucas vezes é mencionado, é a importância de um álbum fotográfico profissional desses executivos.

Influência de boas fotos para divulgação na mídia

No processo de divulgação de conteúdos, em especial quando pensamos em grande mídia, existe uma série de fatores que impactam diretamente na escolha dos jornalistas que recebem as sugestões das agências. Gancho noticioso, impacto no consumidor final, estruturação do “lide” (as perguntas que compõem o “lide” ou “lead” são “o quê, quem, quando, onde, como e por quê?”) e, inclusive, o envio de uma foto profissional do porta-voz daquele tema.

A importância da foto, por sua vez, se dá justamente para ilustrar aquela matéria. Nesse sentido, muitos veículos jornalísticos exigem que, ao enviarem a sugestão de pauta, a agência de assessoria também encaminhe uma imagem adequada, de modo que a pauta pode ser descartada pelo jornalista de redação quando todas as exigências não são cumpridas. Vale ressaltar que para uma boa pauta, é necessária uma boa foto!

Além disso, o book fotográfico é indicado para qualquer profissional que busca boas fotos, como CEOs, CFOs, Diretores, Gerentes e assim por diante. Com imagens bem-produzidas, de excelente qualidade e alta resolução, essas fotos podem ser aproveitadas tanto no trabalho de Assessoria de Imprensa, como em sites ou perfis nas redes sociais e, certamente, em outros projetos profissionais e pessoais.

O que é necessário para ter boas fotos?

Produzir um book exige algumas técnicas e cuidados, fazendo com que fotos profissionais percam valor se adicionadas a um book com um design muito despretensioso, assim como um belo álbum pode agregar valor às imagens mais simples. Sendo assim, para ter um bom resultado, algumas medidas são fundamentais, tais quais:

  • Escolha do cenário: tão importante quanto o foco da imagem (o executivo), o fundo carrega um grande peso para a qualidade da foto. Sendo assim, busque por cenários que estejam de acordo com a proposta do book. No caso de executivos corporativos, vale um cenário de escritório ou algo que remeta aos negócios, por exemplo. No caso de profissionais de startups, a imagem deve ser mais descontraída, sendo um coworking uma ótima escolha. Fundos neutros ou “lisos” também são uma boa alternativa;

  • Aparência do(a) executivo(a): manter uma boa aparência é um dos fatores primordiais para uma foto de qualidade. Com isso, é importante contar com maquiagens e penteados que possam auxiliar durante o processo de fotografia. No caso de executivos, também vale alinhar a barba e cabelo, favorecendo ainda mais seu visual;

  • Trajes diversificados: para ter mais variedades de imagens, é importante diversificar os trajes durante a sessão de fotos. Seguindo essa linha, ainda de acordo com proposta do book e as necessidades do cliente, uma boa estratégia é adotar diferentes estilos, o que ampliará as oportunidades de fotos.

Além dos pontos citados anteriormente, existem outros fatores essenciais, como enquadramento, ambiente iluminado, tratamento das fotos e assim por diante. Todas essas questões devem ser levadas em consideração pelo fotógrafo durante o ensaio fotográfico e produção do book. Com isso, certamente boas fotos serão produzidas.

No fim, ter um book profissional ajudará o executivo em diversas oportunidades, fazendo com que o trabalho de Assessoria de Imprensa e qualquer outro projeto tenha maior relevância e seja visualmente mais atrativo.

Ketheleen Oliveira é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM.

Deixe um comentário