5 livros sobre maior visibilidade da marca que você deve ler 

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A literatura traz exemplos relevantes e diversificados para os que buscam enriquecer a bagagem comercial e cultural de suas marcas

O caminho para consolidar uma marca de valor pode ser extremamente desafiador para empresas com pouca intimidade em relação ao universo digital. Isso significa, em outras palavras, a necessidade de se buscar métodos capazes de estabelecer vínculos proveitosos com o público desejado. Recentemente, em nosso blog, listamos uma série de hábitos fundamentais para que a organização explore todo o potencial por trás das mídias sociais.  

Entretanto, também é importante partir do princípio de que nenhuma companhia é similar à outra. Desse modo, não é verossímil atribuir um projeto de Marketing generalista, que reproduza com sucesso um modus operandi pré-estabelecido. O segredo está, em partes, na introdução de medidas compatíveis com os tempos que vivemos. Acompanhar a realidade dos fatos é um ato que pode parecer simplório, mas joga a favor de políticas que provoquem efeitos práticos. 

Se reinventar, ser resiliente, atuar de forma disruptiva, são características positivas e bem-vindas para lideranças que mentalizam uma área comercial mais efetiva. Com isso posto, a literatura guarda ótimos referenciais para empresas que compartilham como prioridade aumentar a visibilidade de suas respectivas marcas. Conheça algumas dessas obras! 

  1. Nocaute. Como Contar Sua História no Disputado Ringue das Redes Sociais (Gary Vaynerchuk – 2018) 

Em contrapartida ao Marketing tradicional, o advento das redes sociais trouxe novas possibilidades e exigências para a comunicação entre marca e usuário. Nocaute é uma obra que utiliza da analogia dos ringues de luta para analisar aspectos comportamentais de consumidores completamente entregues ao dinamismo digital. Quando todos apresentam opiniões, interesses e desejos, para os profissionais do meio, fica evidente a urgência por se adaptar ao ambiente web. Gary Vaynerchuk, especialista em Marketing Digital, oferece uma leitura cheia de metáforas inteligentes e uma linguagem criativa para nos aprofundarmos em ferramentas como o Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, bem como os erros e acertos que empresas cometem nesse escopo.  

  1. Criatividade S.A.: Superando As Forças Invisíveis Que Ficam no Caminho da Verdadeira Inspiração (Ed Catmull – 2014) 

A criatividade é um objeto de valor imensurável, isso é fato. Enquanto uma matéria-prima importante para organizações dos mais diversos portes e segmentos, no meio comercial, pode ser traduzida em iniciativas transformadoras. Ed Catmull, Co-Fundador e Presidente da Pixar, além de também comandar a Walt Disney Animation Studios, trouxe em Criatividade S.A. a trajetória de sucesso do estúdio responsável por grandes clássicos do cinema. Conselhos de negócios, trechos descritivos sobre situações reais, o executivo estabelece um parâmetro interessante sobre os caminhos para se sustentar uma gestão que estimule a inovação e a própria criatividade.  

  1. Crie Marcas com Alma: Aprenda a Construir Marcas Com Propósito e Crescimento Exponencial (Eduardo Vanzak – 2021) 

O que está por trás do crescimento de determinada marca e o insucesso de outra? Quais são os fatores decisivos? Entre tantas perguntas, surge a finalidade única de se entrar na mente do usuário e conquistar sua confiança. Propósito, clareza e alma, segundo Eduardo Vanzak, sócio da agência Vanzak Labs, esses são princípios indispensáveis para que o time comercial consiga traduzir suas ideias em uma marca de alto impacto. Segundo o autor, aplicar uma metodologia simples e transparente não pode ser subestimado, nesse livro que procura desmistificar o branding.  

  1. O Herói e o Fora da Lei: Como Construir Marcas Extraordinárias Usando o Poder dos Arquétipos (Margaret Mark e Carol S. Pearson – 2003) 

Você com certeza conhece marcas que são tão fortes, mas tão fortes, que acabam extrapolando o setor em que atuam. Criar símbolos não é uma tarefa fácil, mas por meio de um sistema estruturado e clarificado é possível reunir os requisitos ideais para que a empresa dê um salto em sua comunicação externa. As autoras Margaret Mark e Carol S. Pearson oferecem uma visão fascinante sobre como compreender o significado de cada produto de modo que o mesmo sirva à marca. De um jeito inusitado e inovador, a dupla destaca o peso dos símbolos e seus significados, em uma premissa bastante condizente com demandas da atualidade. 

  1. Storybrand: Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos Clientes Para Sua Marca (Donald Miller – 2019) 

Donald Miller é um autor best-seller do New York Times, e sua metodologia Storybrand traz uma abordagem revolucionária para a criação de conexões com os clientes, fornecendo aos leitores elementos universais das histórias, como peças de um quebra-cabeça que não precisa, obrigatoriamente, ser tão complicado. Como simplificar uma mensagem? Como falar sobre quem você é e o que você faz? São perguntas que o livro contempla e vai além, expondo o papel crucial que a comunicação exerce nesse cenário. 

E aí? Gostou das dicas? Fique de olho em nosso blog para mais informações interessantes sobre a literatura e suas contribuições! 

Fabio Oliveira é Produtor de Conteúdo na IDEIACOMM.

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