Como fazer um bom planejamento de comunicação para a sua empresa? E o que levar em consideração?

Planejamento estratégico de comunicação

Ter um bom planejamento de comunicação pode ajudar na visibilidade de sua empresa, mas, para isso, alguns pontos devem ser levados em consideração

Um plano de comunicação consiste em várias ações estratégicas para se ter um contato assertivo com o seu público-alvo, fazendo com que ele se sinta atraído e cativado pelas ações de sua empresa.

Nesse sentido, a comunicação é fundamental para se viver na sociedade. O ato de transmitir e receber ideias, opiniões e informações é algo muito importante para o desenvolvimento humano, e é a partir dessa comunicação que a humanidade pode se desenvolver. Por isso, devemos saber usá-la ao nosso favor, principalmente as empresas, pois muitas pessoas podem ter acesso a algum conteúdo relacionado a qualquer companhia, basta pesquisar o nome dela na internet e pronto, já temos uma ficha quase completa de tudo sobre a organização.

Sendo assim, a comunicação empresarial é uma ferramenta importante para tornar a empresa transparente, objetiva e assertiva, pois é justamente isso que conta muitos pontos hoje em dia. Atualmente, o público interno e externo tem o poder de julgar as ações de uma organização e, dependendo de como esse julgamento é feito, pode acabar prejudicando a visibilidade da empresa, ou seja, cuidar do que a companhia transmite para a comunidade é essencial para que as pessoas a vejam com positividade, se sintam cativados e mais próximos da companhia.

Outra vantagem da comunicação é o alinhamento da equipe interna. Se os colaboradores estão a par de tudo o que devem fazer e têm mais clareza dos objetivos de cada tarefa a ser realizada, consequentemente, os resultados serão maximizados, com aumento na produtividade e desempenho das equipes.

O que preciso fazer para ter um bom planejamento?

Vale ressaltar o quão importante é que todas as organizações tenham uma boa estratégia de comunicação, pois ela é a chave para criar um bom clima entre a empresa e os colaboradores, clientes e investidores, além de sempre deixar bem claro quais são sua visão, missão e valores.

Abaixo, disponibilizamos alguns dos passos principais para se ter um bom planejamento estratégico para que as empresas comecem a investir e atrair bons resultados:

  • Mapeamento do público-alvo

Mapear o seu público-alvo te ajuda a saber que tipo de estratégia usar para atingi-lo de forma assertiva, sabendo o que funciona com eles e podendo evitar alguns erros na hora de transmitir uma informação. Por isso, o primeiro passo é saber identificar qual é o público que você quer atingir, quais são os hábitos dessas pessoas e quais são as plataformas que elas mais utilizam.

  • Acessibilidade do conteúdo

O próximo passo é identificar onde e como disponibilizar esse conteúdo. Saber onde o seu público se concentra é essencial para definir que tipo de conteúdo criar, como um post para o Twitter, Instagram, YouTube ou Blog. Cada um tem um formato diferente de conteúdo, não adianta você criar um blog post sendo que o seu público se concentra no YouTube, por exemplo, não seria assertivo e não atingiria o objetivo desejado.

  • Bons conteúdos

Assim que mapear o seu público e em qual plataforma ele se concentra, é hora de entender que tipo de conteúdo criar para atrair a atenção deles. É necessário desenvolver conteúdos criativos, objetivos e claros, que agreguem conhecimento e sejam fáceis de entender, além de chamar a atenção. Conteúdos complexos fazem com que as pessoas percam o interesse. Devemos também sempre levar em conta a opinião do nosso público. Saber ouvi-los pode nos ajudar a criar os próximos materiais, sem falar que faz com que as pessoas se sintam ouvidas e mais próximas da organização.

  • Organizar a frequência de postagens

A frequência com que os conteúdos são postados também deve ser levada em consideração. Montar um cronograma de postagens é fundamental para não encher a timeline das pessoas com coisas relacionadas a sua empresa. É fundamental manter a organização e definir um horário e quantas postagens serão liberadas por dia ou por semana.

Stephanie Santos é Assistente de Assessoria de Imprensa na IDEIACOMM.

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