A importância de estabelecer uma boa relação com jornalistas de redação

Objetividade e transparência, aliados a boas estratégias, são indispensáveis para a negociação entre os assessores de imprensa e jornalistas de redação

A importância de estabelecer uma boa relação com jornalistas de redação

Quando pensamos no trabalho de assessoria de imprensa, logo nos vem a ideia de exposição de empresas ou de pessoas físicas em canais jornalísticos. Sim, esse é um dos principais desafios para os profissionais das agências. Digo isso porque, para construir a imagem da companhia ou executivo, de forma transparente e chamativa, dando destaque e atraindo o público-alvo com conteúdos relevantes, muitos fatores são essenciais, envolvendo, principalmente, o relacionamento com jornalistas de redação.

Nessa etapa de exposição, um dos primeiros passos é estruturar e gerir as redes sociais desses especialistas, conforme apontamos no nosso último artigo publicado. Deste modo, a estratégia terá início com uma apresentação clara sobre o cliente, explicando sobre os negócios da empresa ou a respeito a carreira do executivo. Em seguida, a assessoria de comunicação inicia o processo de divulgação dos primeiros conteúdos na imprensa.

Parece simples, mas para conseguir bons resultados, estabelecer uma boa relação com os profissionais de redação é essencial!

 

Construindo uma comunicação assertiva

No processo de divulgação de releases de eventos ou de parcerias, cases de sucesso ou artigos assinados pelo porta-voz da empresa, os assessores de imprensa têm como primeiro desafio entender o conteúdo a ser trabalhado para, em seguida, identificar o veículo/jornalista adequado e sugerir a pauta.

Para que ela seja bem recebida, é essencial deixar claro do que se trata o assunto, inserindo todas as informações jornalísticas importantes sobre o tema (o quê, quem, quando, onde, como e por que). Além disso, é fundamental orientar sobre a exclusividade daquele conteúdo. Afinal, ele já foi divulgado em outro veículo? Explique isso ao jornalista!

Entenda, uma comunicação direta e transparente é o primeiro passo para o sucesso do trabalho dos assessores.

 

Fuja de pautas comuns

Todo profissional de comunicação entende a importância da divulgação desses materiais que são produzidos diariamente, não é mesmo? Mas para ampliar a exposição do cliente na imprensa, é preciso pensar em novas estratégias.

Ideias como sugerir ao jornalista um cliente como fonte para uma entrevista ou live em um assunto que ele domina, principalmente no momento vivido hoje, é uma prática que deve ser aplicada frequentemente. Além disso, proporcionar encontros de relacionamento entre o cliente e um jornalista, mesmo que de forma remota, é indispensável nesse processo de exposição. Isso porque, além de colocar o executivo em contato direto com portal que dialoga com seu público-alvo, é possível que essa troca de informações sirva para pautas futuras.

Sem dúvidas, essas práticas, além de proporcionar novas estratégias para a agência, gera uma relação de proximidade entre o assessor e o veículo.

 

Atente-se ao follow-up

Ao realizar follows com jornalistas, tenha cautela. Entendemos a importância que aquela pauta tem para a agência e seu cliente, então busque trocar e-mails com o jornalista ou, quem sabe, entrar em contato com a redação para encontrá-lo.

No caso de tentativas via WhatsApp, LinkedIn ou telefone pessoal, seja o mais cordial possível. Afinal, você provavelmente está acessando uma rede pessoal do profissional, e ser muito insistente pode acabar atrapalhando na comunicação com o jornalista.

Por fim, reforço a importância da objetividade e transparência em qualquer etapa de divulgação de conteúdos na imprensa. São esses os principais fatores que determinarão o sucesso do trabalho de uma agência.

Ketheleen Oliveira é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM.

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