Produtividade e bem-estar em tempo de quarentena

Em um período tão difícil causado pela pandemia do novo coronavírus, buscar por escapes que torne o dia a dia mais tranquilo e produtivo se tornou indispensável

Produtividade e bem-estar em tempo de quarentena

O tempo! Esse conceito vem se transformando ao longo da história da humanidade. Em pleno século XXI, por exemplo, percebemos que não temos tempo (ou temos menos do que precisamos) para fazermos as coisas de que gostamos, ou para estarmos com as pessoas que amamos. Definimos atividades secundárias como prioridade e assim seguimos nossas vidas.

No entanto, mesmo diante deste dilema infinito sobre o tempo e o que é mais importante no nosso dia a dia, nos deparamos com uma situação que pegou a todos de surpresa: o surto do novo coronavírus, que atingiu todo o globo. Nesse meio tempo, vimos empresas de diferentes setores fecharem, a mobilidade ser drasticamente reduzida, as pessoas terem que ficar em suas casas, entre tantos outros impactos na sociedade.

E assim, estamos reinventando a maneira de administrar nosso precioso tempo. No universo corporativo, boa parte das empresas tem adotado o modelo de home office em suas operações, possibilitando que empregadores e funcionários realizem suas atividades diretamente de suas casas. Diante da situação, a estratégia é essencial para que as organizações continuem, de alguma forma, ativas. É importante ainda pois, logo o fim desse período de crise, tal modelo de negócio pode ser aplicado por boa parte dos executivos e profissionais de diversos setores.

Para tanto, reinventar a forma de comunicação corporativa é fundamental, conforme foi apontado recentemente no nosso blog.

Mas quando pensamos no tempo livre, o que fazer nesse período em tempos de quarentena e isolamento social?

 

Aplique conhecimento

Com ou sem o COVID-19, a aplicação em conhecimento sempre foi importante. Em tempos de quarentena, muitas instituições de ensino têm disponibilizado cursos online em diversas áreas de atuação, totalmente gratuitos. O Senac EAD, por exemplo, está oferecendo 20 cursos, entre extensão universitária e livres, basta apenas se inscrever para ter acesso ao conteúdo. Além do exemplo citado, existem muitos outros, como na FGV, USP, Senai, etc.

Com essa oportunidade a um clique, é possível adquirir conhecimento em uma área de sua preferência que há tanto tempo você desejava e, quem sabe, aperfeiçoar suas habilidades profissionais. Essa prática é importante e, com toda certeza, trará grandes vantagens competitivas para o futuro de sua carreira.

 

Conecte-se consigo e mantenha uma comunicação saudável

Pode até parecer clichê, mas nunca foi tão importante ter controle de si mesmo e sobre seu psicológico. Digo isso porque, com o distanciamento físico, manter a comunicação é fundamental para que as pessoas não entrem em um colapso. Nesse sentido, mesmo que a orientação da OMS e de tantos outros órgãos seja o distanciamento, a fim de evitar aglomerações e, por consequência maior disseminação da doença, é importante que as pessoas continuem se comunicando de forma remota.

Graças à tecnologia, hoje existem muitas ferramentas e aplicativos que possibilitam o contato, seja por mensagem escrita, chamada de voz ou vídeo, por exemplo. É possível, ainda, marcar conferências com amigos e familiares num domingo à tarde. Por que não?

No mais, pratique exercícios e faça coisas que goste, como ler livros, assistir séries ou ouvir músicas. Ao juntar essas atividades, além de ajudar com hábitos saudáveis, possibilitará que você mantenha seu bem-estar, mesmo em tempos tão difíceis.

Por fim, gostaria de ressaltar que esse período é complexo em todas as esferas da sociedade, porém é passageiro. E dele, devemos levar como aprendizado o que fazemos com o nosso tempo e nossas prioridades. Aproveite a quarentena e toda essa situação de coronavírus para reavaliar suas atividades e hobbies, seus conceitos e posicionamentos. Diga às pessoas que as ama e as quer por perto. Não perca mais tempo. Reinvente-se!

 

Ketheleen Oliveira é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM.

Compartilhe este conteúdo

Talvez essas publicações também te interessem!

ÚLTIMOS CONTEÚDOS

Categorias

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS