Assessoria de imprensa e conteúdo: três pontos essenciais para o sucesso do mercado de TI

Assessoria de imprensa e conteúdo: três pontos essenciais para o sucesso do mercado de TI

Uma análise sobre a importância do branding e do relacionamento com a imprensa para as empresas que impulsionam a transformação digital no Brasil 

Dentro do atual cenário do ambiente de negócios, produzir conteúdo não é, exatamente, uma novidade para as empresas, principalmente para aquelas que já possuem uma presença digital mais consolidada. Contudo, dado o alto volume informacional na web, há uma lacuna que precisa ser observada entre conteúdo de qualidade e os processos mais básicos de posicionamento mercadológico.  

Se atentar a essa questão pode ser um grande diferencial para uma marca na conquista de novos clientes – e isso vale, sobretudo para segmentos como o de TI, que, via de regra, oferecem serviços e produtos de maior complexidade, com uma jornada de venda mais longa e desafiadora – e que podem demandar, portanto, uma entrega de informações mais aprofundada e personalizada para o público-alvo das empresas.  

Nesse contexto, é positivo perceber o crescimento e a força do inbound marketing – conjunto de estratégias que tem como objetivo a atração e conversão de clientes a partir de conteúdos relevantes – na área de tecnologia. De acordo com dados organizados pela Rock Content, por exemplo, aproximadamente 73% das empresas SaaS (Software as a Service) e de tecnologia se utilizavam de marketing de conteúdo já em 2018, gerando 13x mais visitas e 5x mais leads às empresas que a adotaram.  

Outro ponto, no entanto, que também precisa ser desenhado de modo estratégico pelas empresas é fazer com que esse conteúdo de maior profundidade chegue a canais relevantes, ação que reforça ainda mais o posicionamento estratégico das organizações em mídias do setor de tecnologia e grandes veículos.  

Daí a importância da combinação entre assessorias especializadas e produção de conteúdo estratégico. Neste artigo, analiso três etapas que devem estar presentes no escopo de ações comunicacionais das empresas de TI.  

Qualidade para ganhar visibilidade 

Conforme destacado anteriormente, empresas de tecnologia oferecem produtos e serviços mais complexos, que podem suscitar dúvidas e questionamentos em seu público-alvo. É imprescindível, portanto, um olhar mais atento em relação ao conteúdo que buscam produzir. Justamente por se tratar de temas que demandam maior profundidade, é importante a realização de pesquisas e a condução da criação de conteúdo via jornalistas e profissionais especializados, de maneira que se possa garantir qualidade à produção, com uma linguagem assertiva e técnicas de comunicação para uma compreensão clara de leitores.  

Além disso, temáticas relacionadas à tecnologia estão cada vez mais presentes em portais, blogs e também na imprensa, o que torna necessária uma diferenciação em relação à concorrência. Nesse sentido, vale a pena apostar em abordagens e assuntos menos comuns, e a convergência entre ferramentas de marketing de conteúdo e assessoria de imprensa podem contribuir para uma maior visibilidade na mídia. 

A importância de conhecer seu público-alvo 

Não é surpresa para ninguém que hoje os meios digitais fornecem ferramentas para que as marcas e companhias conheçam, mais detalhadamente, as características, anseios e desejos de sua audiência, utilizando indicadores e dados para o direcionamento personalizado de conteúdos relevantes.  

Dessa forma, aprofundar o conhecimento de seu público é essencial não apenas para um refinamento das ações de inbound marketing – que pode ser estruturado internamente –, mas também para ações externas, com a mídia, no sentido de direcionar artigos e produções para canais midiáticos que casem com os objetivos da organização.   

Além disso, novamente o trabalho humano e especializado é um fator crucial, haja vista que pautas são “negociadas” entre jornalistas e assessores de imprensa, e o conhecimento sobre as demandas de clientes, das pautas que podem contar com o uso de fontes da empresa e da criação de sugestões que interessem os veículos é fundamental, de modo que se ganhe espaço espontâneo, a partir da geração de valor noticioso para os canais no qual a empresa tem interesse em se posicionar.  

A construção de uma boa relação com a mídia 

Ato contínuo, criar uma relação amigável, transparente e próxima com jornalistas é um aspecto necessário quando se trata de comunicação com a imprensa. Para isso, é interessante que o trabalho do assessor com a mídia seja realizado de forma contínua, de modo que se possa cultivar e fortalecer essa relação no médio e longo prazo.   

Usualmente, veículos de mídia possuem jornalistas especializados nas mais diversas editorias, e é essencial conhecer e se aproximar daqueles que abordam assuntos que conversem com aquilo que a empresa oferece, no caso, produtos e serviços de tecnologia. A construção de um bom relacionamento, ainda, pode ser de grande valor para que a companhia se torne Top of Mind na visão da imprensa para determinadas pautas, de modo que a marca seja procurada para dar entrevistas ou fornecer informações quando necessário.  

Portanto, é nítida a importância de práticas de assessoria de imprensa voltadas para empresas de TI. Nesse contexto, é interessante que as marcas apostem, simultaneamente, na construção de conteúdos de qualidade que tragam resultados por si só, mas que também deem suporte às ações em conjunto com a imprensa. 

Juliana Garcia é CEO da IDEIACOMM. Comunicóloga, jornalista por formação e apaixonada pelo trabalho de mídia espontânea. Atua há mais de 15 anos como Public Relations, sendo que, deste período, 10 anos à frente da IDEIACOMM, agência de conteúdo, social media e assessoria de imprensa para empresas de Tecnologia, Startups, Tributaristas e área jurídica.  

Compartilhe este conteúdo

Talvez essas publicações também te interessem!

ÚLTIMOS CONTEÚDOS

Categorias

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS