SEO e Assessoria de Imprensa

A aposta no SEO é fundamental para aumentar a procura por determinado material nas ferramentas de busca

SEO e Assessoria de Imprensa

Qualquer texto jornalístico tem como missão aproximar o leitor das informações contidas no material, seja para viralizar uma leitura ou para garantir mais acessos em um texto online. Para tanto, é essencial que o autor do texto, jornalista ou não, domine algumas técnicas de SEO, Search Engine Optimization (em português, otimização para mecanismos de busca).

Neste artigo, explico como uma assessoria de imprensa pode expandir seus textos, fazendo com que um conteúdo seja mais assertivo, garantindo, assim, um melhor resultado para os clientes.

Esteja atento com o que as pessoas procuram na internet

Existem ferramentas pagas, como o SEMrush, e outras gratuitas, como o Google Trends, que vão ajudar o autor do texto a verificar o que as pessoas estão buscando mais no Google, por exemplo, sobre um determinado assunto. É um apoio fundamental dada a missão que cada texto possui e ajuda na elaboração e engajamento do conteúdo. E ao objetivo primordial de uma assessoria de imprensa, que é gerar visibilidade espontânea para o seu assessorado.

Elabore títulos atrativos

Basta se colocar no lugar do leitor de seu texto. Ao finalizar um texto pense: “eu abriria um texto com esse título?”. Questione seus colegas ao lado. Quanto mais atrativo for o título de um release, artigo ou sugestão de pauta, mais acessos terá o tal conteúdo.

Palavras-chave

Crie palavras-chave para seu texto de maneira que os próximos textos sobre um mesmo assunto repitam tais palavras. Além disso, é essencial que as palavras-chave estejam nos primeiros parágrafos. As keywords são muito importantes para o ranqueamento de conteúdo, pois ajuda que o sistema do Google entenda do que se trata.

Lide: use linguagem jornalística

Coisas básicas que um jornalista aprende ainda na faculdade é a utilização do lide – primeira parte de um texto ou matéria –, pense em uma pirâmide invertida, o lide deve vir sempre em primeiro lugar, respondendo às perguntas: Quem? O que? Onde? Quando? Confira se o seu texto contempla o lide e só depois discorra sobre o assunto.

Use intertítulos

Além de ser uma pausa positiva, o intertítulo é agradável na leitura. E já ficou claro que desperta mais a atenção das pessoas.

Utilize links em seus textos

Crie o hábito de linkar conteúdo complementar, esclarecedor ou informativo (como acabo de fazer com o último artigo publicado em nosso blog). Isso só vai beneficiar seu texto nos mecanismos de buscas.

Juliana Garcia é Sócia e Diretora na IDEIACOMM.

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