Conheça 30 cursos gratuitos na área da comunicação

O profissional da comunicação busca constantemente agregar novos conhecimentos à sua formação e cursos online podem ser ideais atualmente

Conheça 30 cursos gratuitos na área da comunicação

Consumir informações a cada instante é uma das ações mais praticadas no cotidiano do profissional da comunicação. É comum trabalharmos com veículos jornalísticos abertos no computador, checando as notícias mais recentes e estando por dentro de fatos que acontecem no Brasil e no mundo. Além disso, também buscamos constantemente atualizações do mercado para agregar conhecimento à nossa formação, seja pelo meio acadêmico ou por outros caminhos mais informais.

No começo da quarentena, falamos no blog sobre o bem-estar no período de pandemia, citando como os cursos online ajudavam a conquistar novos conhecimentos. Muitas empresas permanecem no modelo home office, o que ajuda os colaboradores a destinarem o tempo livre às atividades que, antes, eram dificultadas. Dessa forma, a busca por cursos no ambiente digital cresceu, sendo que várias plataformas passaram a disponibilizar conteúdos gratuitos.

Pensando no mundo da comunicação e suas diversas áreas, selecionamos 10 instituições que estão viabilizando cursos sem custos. Confira!

1) Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, é uma entidade privada voltada aos pequenos empreendimentos e conta com um catálogo com mais de 100 cursos gratuitos, direcionados a empresários e profissionais das mais diversas áreas.

– Marketing Digital para o Empreendedor

– Marketing Digital – Módulo 1

– Marketing Digital – Módulo 2

– Marketing Digital – Módulo 3

– Marketing Digital – Módulo 4

2) Google

Com um Ateliê Digital dedicado exclusivamente à aprendizagem, o Google apresenta 19 cursos para as áreas de Tecnologia, Marketing e Carreira. A plataforma ainda disponibiliza certificado gratuito do curso voltado à comunicação, que possui 26 módulos e duração de 40 horas.

– Fundamentos do marketing digital

3) FGV – Fundação Getúlio Vargas

A FGV é uma das entidades mais conceituadas do Brasil e conta com cursos presenciais e à distância, de média e curta duração, além de pós-graduação e programas de Master of Business Administration (MBA). Com um ambiente dedicado unicamente à educação à distância, o catálogo de cursos é amplo, abrangendo, por exemplo, as áreas de Tecnologia, Direito, Economia e Finanças, Negócios, entre outras.

– Introdução à Comunicação Institucional

– Introdução à comunicação na era digital

– Redes sociais: conceitos e organização

4) EV.G – Escola Virtual Gov

A Escola do Governo e a Enap, Escola Nacional de Administração Pública, apresentam cursos direcionados ao âmbito governamental e administração pública, envolvendo temáticas como Ética e Cidadania, Políticas Públicas Setoriais e Inovação. O material fornecido pode ser explorado por diferentes áreas, uma vez que os assuntos são de interesse da sociedade como um todo. Para o universo da comunicação, a Escola possui um curso direcionado às práticas para conquistar uma linguagem simples na produção de conteúdo.

– Primeiros passos para uso de Linguagem Simples

5) RD University

Organizada pela Resultados Digitais, empresa consolidada e referência em Marketing Digital, a RD University busca disponibilizar conteúdos para desenvolvimento profissional, nas áreas de Inbound Marketing, Vendas, Customer Success e Gestão. A RDU apresenta materiais gratuitos relacionados à Marketing, Inside Sales e Customer Success.

– Introdução ao Inbound Marketing

6) Rock University

Considerada a maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, a Rock Content é a responsável por disponibilizar aulas sobre assuntos diversos na Rock University. São 7 cursos grátis direcionados ao Marketing, atendendo necessidades distintas e variando entre 1 a 5 horas de duração. A plataforma também aplica uma prova em que, acertando 70% das questões, um certificado válido por 2 anos é emitido.

– Copywriting

– Inbound Marketing

– Marketing de Conteúdo

– Outbound Marketing & Sales

– Produção de Conteúdo para Web

– Revisão de Conteúdo para Web

– WordPress na Prática

7) HubSpot Academy

Fundada em 2006, a HubSpot tem origem estadunidense e fornece softwares direcionados à área de Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente. 6 anos após sua criação, a empresa lançou a HubSpot Academy, que conta com um curso de Inbound Marketing em português. Para obtenção do certificado, também é necessário realizar uma prova, que possui 60 questões, e acertando, no mínimo, 45 delas.

– Inbound Marketing

8) iPED – Instituto Politécnico de Ensino a Distância

Ofertando cursos em mais de 40 áreas de conhecimento, o iPED, Instituto Politécnico de Ensino a Distância, foi criado em 2001 para promover a educação, disponibilizando mais de mil opções de conteúdo. As aulas são gratuitas e realizadas por meio do formato audiovisual. A plataforma conta com cursos desde a área da saúde até a o mundo corporativo.

– Introdução à Comunicação Assertiva

– Introdução ao Google Adwords

– Introdução ao Marketing de Conteúdo

– Redação Empresarial: Concisão

9) Learncafe

Presente no mercado do ensino online desde 2010, o Learncafe dispõe em sua plataforma mais de 230 mil vídeos, em seus 7,1 mil cursos, sendo 105 deles gratuitos. São mais de 25 categorias que podem ser exploradas, contando com aulas de idiomas, Marketing e Publicidade, Educação, Gastronomia, entre outras. Os assessores de imprensa também conseguem fazer um curso específico sobre a área de atuação.

– Assessoria de imprensa ou marketing de conteúdo?

– Comunicação Institucional – Princípios Básicos

– Redes Sociais: Tecnologia digitais de informação e comunicação

– Relacionamento Digital

10) ESCON – Escola de Cursos Online

Ofertando cursos online gratuitos e profissionalizantes, a Escola de Cursos Online, ESCON, é associada à Associação Brasileira de Educação a Distância e cede ao aluno materiais com apostilas no formato PDF, além do questionário com 10 questões sobre o conteúdo lecionado. Com sede em Minas Gerais, todas as aulas são à distância, o que proporciona o acesso em todo do país.

– Comunicação e Linguagem

– Formas de Comunicação

– Redação Empresarial

Bianca Bispo é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM.

Deixe um comentário