O que diferencia o artigo opinativo e como ele pode ajudar sua empresa

artigo opinativo

Além de agregar valor ao negócio como um todo, o artigo opinativo constrói credibilidade e transforma a percepção dos usuários sobre as pessoas por trás da empresa

Com o objetivo de estabelecer e divulgar suas marcas na mídia, muitas empresas buscam por métodos eficazes de perseguir tal finalidade. Dentro do universo de Assessoria de Imprensa (AI), existem ferramentas recomendáveis nesse sentido, que se diferenciam por uma série de razões. O formato de artigo opinativo ocupa um espaço de extrema recorrência entre os principais portais jornalísticos do país, não por acaso, afinal, atribui valor ao negócio e constrói um perfil de referência para o leitor sobre as pessoas por trás das organizações.

É cada vez mais necessário trabalhar a imagem de quem oferece determinados produtos e/ou serviços. O consumidor nunca esteve tão interessado em saber o que esses profissionais têm a falar, sobre os mais diversos assuntos. Claro, com destaque para o universo que possuem expertise. Além de humanizar o processo de relação com o público, textos autorais exercitam a credibilidade, criando um parâmetro positivo sobre a empresa.

Existe segredo para um bom artigo opinativo?

O passo a passo para escrever um texto de opinião varia de acordo com questões que precisam ser levantadas antes de qualquer iniciativa prática, a exemplo dos itens abaixo:

  • Tenha convicção do que será tratado no artigo. Ter clareza sobre o assunto que será abordado faz total diferença para o discorrer do texto. Isso traz fluidez e segurança para que a escrita aconteça naturalmente.
  • Qual é a abordagem desejada? Tão importante quanto falar é como falar. O tom adotado deve ser compatível com o conteúdo proposto. Seguindo essa linha de raciocínio, existem temas que são mais maleáveis, enquanto outros demandam uma seriedade irretocável. Vale o critério do escritor.
  • Contextualizar para se posicionar. O leitor deve se sentir enquadrado no cenário trabalhado pelo artigo opinativo. Se ele se sentir distante do material escrito, é improvável que continue consumindo o texto, mesmo se o valor informativo for relevante. Portanto, estruturar um plano de fundo crível é parte essencial do processo.
  • A visão do autor sobre o tema. O artigo pode possuir informações enriquecedoras, dados interessantes, mas a opinião do autor com base em todo o seu know-how ainda protagoniza esse formato de texto. Trata-se da espinha dorsal do artigo. É sempre aconselhável enfatizar pontos de reflexão sobre o que está sendo tratado.
  • É preciso ter senso de fechamento. Assim como qualquer outra obra, seja ela audiovisual, literária ou até acadêmica, a conclusão é parte determinante de um bom artigo opinativo. Ela pode oferecer respostas aos usuários ou estimular, ainda mais, seu ímpeto por questionamentos, se a proposta for provocativa. Tudo é válido, se o senso de fechamento for respeitado. Como um ciclo finalizado.

Em suma, como uma peça subjetiva e que valida o posicionamento do profissional, acompanhando sua expertise, visão de mundo e opinião sobre acontecimentos e tendências atuais, o artigo opinativo é uma vertente promissora para os que buscam aparecer na mídia, sob o princípio de contribuição para o entendimento de assuntos com alta relevância e exposição social.

Fábio Oliveira é Produtor de Conteúdo na IDEIACOMM.

Compartilhe este conteúdo

Talvez essas publicações também te interessem!

ÚLTIMOS CONTEÚDOS

Categorias

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS