Em uma sociedade altamente conectada, empresas precisam investir em uma comunicação estruturada e assertiva para atingir seu público
O avanço da tecnologia nos últimos anos tem impactado a rotina da sociedade como um todo, seja de forma direta ou indireta, e é evidente que essas mudanças chegaram para ficar. No âmbito da comunicação não tem sido diferente. O consumo de informações se tornou muito mais acessível e dinâmico, deixando de lado a antiga forma em que existiam pouquíssimas fontes de notícias – geralmente grandes veículos da imprensa tradicional. Com o aumento da conectividade, estar atento aos temas relevantes tornou-se indispensável, principalmente para empresas que desejam estar em destaque na mídia.
Dessa forma, o surgimento de novos meios de comunicação também impulsionou essa atual forma de consumir notícias de maneira imediata, pois quanto mais ágil é a publicação de um material de qualidade, maior é o número de pessoas alcançadas se comparado a algo que já foi divulgado anteriormente. Por isso, é fundamental que as companhias entendam a importância de estar com o posicionamento correto perante os seus clientes na mídia, abordando tópicos pertinentes e que estejam de acordo com o nicho do seu negócio, com agilidade, mas sem perder a qualidade. Com base no entendimento da importância dessa ação, sua empresa tem abordado assuntos que estejam em alta, dentro do timing adequado e de forma qualitativa?
Ter o posicionamento correto é primordial
Ser fonte de conteúdo é extremamente importante, mas demanda muita atenção e conhecimento específico para discernir quais são as matérias que podem agregar para a marca. Atualmente, concluir essa atividade é algo necessário para que as empresas consigam expandir o contato com os clientes e, consequentemente, o seu reconhecimento. Em razão disso, a assessoria de imprensa tem se tornado uma necessidade para quem deseja ir além e ser destaque na mídia de forma positiva.
Neste sentido, contar com profissionais especializados no assunto é fundamental para que a apuração de pautas ocorra de forma estruturada, uma vez que os assessores retiram todas as possibilidades de a empresa abordar temas delicados ou problemáticos, agindo também com foco em prevenir possíveis momentos de crise. Sendo assim, além de garantir resultados, uma equipe de comunicação com know-how apoia, de fato, as empresas na abordagem de temas estratégicos para a organização.
Timing correto eleva a credibilidade
Tendo em vista este contexto, devido a essa volatilidade de assuntos que se tornam destaque na mídia, cabe ao assessor de imprensa direcionar quais tópicos podem ser aproveitados e de que forma eles devem ser trabalhados. Por meio da expertise destes profissionais, é possível direcionar de maneira adequada qual veículo pode receber determinada sugestão de pauta e, consequentemente, ter impactos positivos no número de pessoas interessadas. Sendo assim, pode-se gerar mais resultados expressivos às empresas, especialmente quando estes assuntos são trabalhados dentro do timing adequado.
Logo, dentre as inúmeras ações que um time de assessoria realiza, as mais importantes atualmente são os direcionamentos midiáticos, em que são selecionados quais assuntos vão ser trabalhados, bem como o planejamento para compreender quais são os locais mais interessantes para divulgar o material e o cliente.
Por fim, volto a destacar que, por conta dessa rapidez das informações, a assessoria de imprensa deixou de ser uma opção distante para as empresas, tornando-se o melhor caminho para quem deseja estar presente na mídia com temas relevantes e atuais. Além disso, uma comunicação assertiva proporcionada por esses profissionais faz com que as divulgações elevem a credibilidade de qualquer instituição.
Rafael Moraes é Assistente de Assessoria de Imprensa na IDEIACOMM.