Como avaliar se um portal é bom para seu cliente?

Para escolher o melhor veículo de comunicação, é importante ter bem definido qual o tema a ser tratado e, principalmente, o público-alvo que deseja atingir

Como avaliar se um portal é bom para seu cliente?

O trabalho de assessoria de imprensa, em sua essência, está relacionado à divulgação de conteúdos de empresas clientes em canais jornalísticos. Sejam releases, cases e parcerias de sucesso ou artigos assinados pelo porta-voz da companhia, o assessor tem como objetivo desenvolver estratégias de comunicação com os jornalistas de determinado portal para que a pauta seja negociada e publicada.

Conforme abordamos no nosso último artigo publicado no blog, existem duas maneiras de trabalhar a divulgação de um conteúdo na imprensa, que é por meio de anúncio pago ou mídia espontânea. Deste modo, após definida a melhor estratégia, é hora de pensar em que portal direcionaremos o texto. Nesse processo é importante entender de que se trata o conteúdo a ser divulgado e, principalmente, qual o público-alvo a ser atingido para escolher o melhor canal.

Além disso, é preciso buscar pela editoria correspondente, evitando assim envios desnecessários. Por exemplo, ao trabalhar na divulgação de um artigo sobre os impactos da tecnologia no setor de medicamentos, o ideal é que apenas jornalistas que cobrem esse assunto recebam a sugestão de pauta. Isso, com toda certeza, torna o processo mais assertivo, evitando retrabalho por parte do assessor.

 

A credibilidade do portal jornalístico

Para a escolha do melhor canal, um fator determinante é a confiabilidade que ele apresenta em suas programações diárias. Digo isso pois, uma vez que você está “expondo” seu cliente, é fundamental que aquele veículo possua uma linha editorial clara, além de contar com um quadro de profissionais que prezam pela ética e transparência em sua atuação jornalística.

Vale destacar ainda a necessidade de verificar a estrutura que o veículo tem. Avalie e estude profundamente informações sobre aquele canal, que envolve desde sua história, expediente, parceiros e seus leitores.

 

Tenha um mailing preestabelecido

Uma ação muito recorrente entre as agências de assessoria de imprensa é estabelecer um mailing junto ao cliente antes de qualquer divulgação. Deste modo, a empresa assessorada tem toda a autonomia de apontar quais são os canais que dialogam de forma eficaz com seu público-alvo. O assessor, por sua vez, tem mais tempo para desenvolver as melhores estratégias de comunicação com esses veículos e seus jornalistas, tornando todo o processo de divulgação mais eficiente.

Com essa prática, é dever da agência e de seus assessores manter o mailing sempre atualizado, adicionando novos profissionais ou eliminando o contato daqueles que deixaram o portal. Uma coisa é importante, com esse hábito, todo o processo será mais ágil, visto que os envios de sugestões serão direcionados às pessoas certas.

Por fim, é fundamental que o assessor mantenha esse trabalho de divulgação de conteúdos e demais estratégias de maneira contínua. Afinal, para o sucesso de qualquer trabalho de assessoria de imprensa, uma exposição frequente é crucial. Além disso, é importante buscar sempre diversificar os canais em que trabalha a divulgação de seus clientes. Isso porque, além de manter um melhor relacionamento com jornalistas de diferentes veículos, o cliente terá ainda mais notoriedade na mídia.

Ketheleen Oliveira é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM.

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