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O impacto das redes sociais no comportamento do consumidor

A evolução constante da influência do público nas decisões é perceptível no dia a dia das marcas 

Durante muito tempo, as relações comerciais eram baseadas somente na compra e venda de produtos, muito por conta das poucas opções que os consumidores possuíam. No entanto, com o surgimento das redes sociais no início da década de 2000, ocasionou-se um maior poder de influência sobre como as empresas conduziam seus negócios, dando ao consumidor poder e o despertar das opiniões sobre produtos e serviços.  

Desde então, o uso crescente das redes sociais tem mudado cada vez o comportamento do consumidor. Atualmente, as pessoas estão usando as mídias sociais para se informar, avaliar produtos, participar de campanhas publicitárias, compartilhar opiniões e interagir com as marcas. Isso tem criado oportunidades para os negócios, mas também apresenta inúmeros desafios.  

Um dos principais exemplos e benefícios da grande influência das redes sociais no comportamento do consumidor é justamente a capacidade de aumentar a visibilidade de um produto ou serviço. Quando uma marca cria campanhas publicitárias nas mídias sociais, ela tem o poder de se conectar diretamente o seu público-alvo, o que significa que mais pessoas terão conhecimento sobre ela e os seus produtos ou serviços.  

Além disso, as redes sociais permitem que os consumidores compartilhem suas ideias sobre um produto ou serviço. Essas opiniões podem ser extremamente úteis para as marcas, pois elas ajudam a entender melhor o que os clientes estão procurando, permitindo ajustes em seus produtos ou serviços de acordo com o que o consumidor deseja.  

Outra forma pela qual as redes sociais afetam o comportamento do consumidor é permitindo que as marcas criem relacionamentos com seus clientes. Isso se dá por meio da criação de conteúdo relevante e interações significativas e reais, deixando de lado o relacionamento robotizado. Isso pode ajudar a construir confiança e lealdade entre as marcas e seus clientes.  

Os perigos eminentes do consumidor com a marca  

Os perigos do comportamento de consumo na internet para as marcas são muitos. O primeiro deles é o fato de que as marcas não têm controle sobre a imagem que o público possui da empresa. Se os consumidores se deparam com informações negativas sobre a marca, eles podem não querer mais comprar seus produtos ou utilizar seus serviços.   

Além disso, em algumas ocasiões específicas, as marcas também podem sofrer prejuízos financeiros, caso os consumidores provem que ela realizou práticas consideradas injustas, e até mesmo questionáveis, de um cliente para outro. Por fim, as marcas também podem sofrer danos à reputação se os consumidores compartilharem mensagens negativas sobre elas nas redes sociais.  

No geral, as redes sociais têm um grande impacto no comportamento do consumidor, seja ele positivo ou negativo. Elas permitem que as marcas criem relacionamentos com seus consumidores, aumentem a visibilidade de seus produtos e serviços e coletem informações importantes do público. No entanto, é importante que as empresas estejam cientes dos riscos envolvidos e usem as mídias sociais de forma responsável, evitando, assim, uma série de problemas. 

Gabriel Vitor é Social Media na IDEIACOMM. 

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