You are currently viewing Nova era da comunicação: a influência do ChatGPT na criação de conteúdo

Nova era da comunicação: a influência do ChatGPT na criação de conteúdo

O ChatGPT é a nova tendência do mercado que visa otimizar o tempo do profissional e potencializar suas produções 

O ChatGPT é um chat gerado por inteligência artificial (IA) com a capacidade de se comunicar naturalmente ao responder dúvidas dos usuários. Desde seu lançamento em 30 de novembro de 2022, o sistema está dando o que falar nos portais de notícias e redes sociais devido à sua influência em algumas profissões, principalmente a área da comunicação.  

O sistema, utilizado por mais de 1 milhão de pessoas, se destaca pela sua capacidade de interação com os humanos, escrita natural e realista, além de respostas surpreendentemente completas sobre qualquer assunto e em qualquer estilo, sejam textos jornalísticos, poesias ou mesmo perguntas aleatórias. Com isso, surgiram diversas curiosidades sobre a ferramenta, entre elas: qual a influência da IA em conteúdos textuais? Afinal, a inteligência artificial é capaz de substituir os humanos? 

Neste sentido, o ChatGPT é utilizado para auxiliar os profissionais com os temas, ideias e até algumas correções em partes específicas ou mesmo para aprimorar os textos de e-mails e interações internas, mas não há como substituir os processos que envolvem a mente humana, como as pesquisas de campo, dados mais profundos ou mesmo interação com o cliente. A ferramenta se limita a ideias de temas, respostas pertinentes e auxílio em pesquisas teóricas. 

Vantagens do ChatGPT para comunicadores 

Tendo em vista este contexto, além de aprimorar o trabalho dos comunicadores e afins, o chat traz diversas vantagens para o dia a dia dos colaboradores. Dentre os benefícios trazidos pela IA estão: segunda opção de pesquisa – no caso, todos podem pesquisar assuntos complexos e serem retornados em segundos, o que otimiza o tempo sem perder a qualidade da informação; estratégia de comunicação – os profissionais podem reescrever uma mensagem confusa e torná-la mais compreensível e adaptável a situação, por exemplo, e-mails internos, revisão de texto ou mesmo enviar um relatório; o jornalista pode revisar palavras e trechos no chat para que seu conteúdo fique mais robusto e adequado ao que deseja.  

Por fim, o ChatGPT é eficaz para o mundo da comunicação como um todo e a tendência é de que seu uso seja ainda mais explorado em 2023. Segundo pesquisa realizada pela IBM, 40% das empresas já utilizam inteligência artificial. Por fim, profissionais do mundo todo podem usufruir do modelo e torná-lo parte do cotidiano. Além disso, na prática, o chat é bem fácil e simples de acessar pelo computador, tablet ou mesmo celular. 

Natalia Macedo é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM. 

Deixe um comentário