Atualmente, existem diferentes formas do assessor de imprensa emplacar pautas. Neste texto, explicarei brevemente sobre a divulgação por mídia espontânea e como ela ajuda a transparecer autoridade e credibilidade
O advento e crescimento exponencial das mídias sociais faz com que as notícias se difundam com muito mais facilidade. Hoje em dia, basta um smartphone em mãos para acessar informações, sejam elas do seu bairro, da sua cidade, do seu país ou até mesmo notícias internacionais.
A tecnologia, que tanto nos ajuda no dia a dia, mudou de maneira radical a atividade dos jornalistas em escala global. A assessoria de imprensa também passou por essas mudanças, e necessitou adequar-se às novidades e desafios que esse novo cenário apresentou.
Entretanto, diante deste cenário, onde todos acessam e propagam informações com tamanha facilidade, fica a pergunta: como o assessor de imprensa pode apresentar credibilidade ao mediar e compartilhar esse volume de informações?
A mídia espontânea e sua importância
O ramo da assessoria de imprensa apresenta algumas variações de práticas de divulgação. Entretanto, a forma que se transmite mais autoridade sobre os temas e colabora com uma melhor apresentação é a divulgação espontânea, que consiste na veiculação orgânica de notícias. Ou seja, o conteúdo passa pelo crivo e avaliação de profissionais da comunicação, portanto, demanda também muita prática e disciplina para ser bem-sucedido.
Fundamental em toda divulgação é o jornalista ter olhar apurado e visão ampla de todo o contexto. É importante reconhecer o momento que o cliente está, seus projetos, objetivos e ambições de onde deseja chegar. Além disso, também é relevante compreender o que os veículos buscam, o que publicaram recentemente e checar se o conteúdo que busca divulgar é aderente e faz sentido ao canal de comunicação.
Porém, é fundamental salientar que o uso da divulgação por meio de mídia paga também tem seu valor e, dependendo do objetivo, pode ter ótima funcionalidade. No final das contas, o importante é compreender a estratégia, entender para quem essa mensagem precisa chegar e de que forma acessar esses espaços.
Victor Ferreira é Assessor de Imprensa na IDEIACOMM.