Não se pode esperar menos da maior plataforma de negócios do mundo do que um mar de oportunidades
Embora tenha sido fundado oficialmente em 2003, o LinkedIn só teve sua versão em português lançada em 2010. Acontece que a rede social teve uma aceitação imediata entre os brasileiros, tendo atingido a marca de 6 milhões de usuários no país em apenas 1 ano de atividade. O LinkedIn se estabeleceu rapidamente como a maior rede profissional do mundo e, hoje, já conta com mais de 800 milhões de usuários em todo o mundo; só no Brasil, são mais de 51 milhões de perfis ativos.
A rede social se tornou uma plataforma de conteúdo altamente confiável – uma fonte de conhecimento e inspiração no ambiente corporativo. Fornecendo o espaço para compartilhar conhecimentos, desenvolver redes profissionais, construir autoridade e criar oportunidades de carreira, o LinkedIn funciona como uma ferramenta para alavancar a presença digital de profissionais nos mais variados momentos da carreira, em diferentes áreas de atuação. E no caso dos executivos, se trata do canal ideal para identificar novas oportunidades de negócio, firmar parcerias e estreitar a relação com seus públicos de interesse.
Executivos como vetores da marca
A interação com outros perfis e a produção de conteúdo no LinkedIn permite que executivos criem conexões com outros profissionais do setor, o que resulta no aumento substancial do reconhecimento da marca. A presença de uma liderança, em especial quando se trata de um executivo C-Level, evidencia que a empresa está disposta a dialogar e, como consequência, transmite credibilidade ao opinar sobre assuntos relevantes para os negócios e tem maiores chances de ser procurada por outras empresas. Executivos que se posicionam ativamente nesse espaço acabam desenvolvendo reputação, novos relacionamentos e contribuem para a humanização da imagem corporativa, fator tão importante na era da comunicação people-to-people.
Produção de conteúdo para executivos no LinkedIn
Seguir um bom planejamento de publicações na plataforma é fundamental para fazer a mensagem da empresa reverberar. A periodicidade de publicações é importante no LinkedIn porque isso ajuda a manter sua presença online atualizada, relevante e ativa. Isso significa que publicar conteúdo com frequência, com base na relevância e interesse dos seus seguidores, ajuda a aumentar o alcance das postagens e aumentar o engajamento do perfil.
O conteúdo para o LinkedIn deve ser autêntico, respeitando as características individuais dos executivos, como o tom, a linguagem, e, de maneira geral, a personalidade da pessoa. A visão pessoal de uma liderança tende a influenciar genuinamente o público e, assim, as chances de engajamento é muito maior. Um perfil com conteúdo diversificado e, sobretudo, confiável, é muito mais atraente nessa rede social. Publicando conteúdos de qualidade periodicamente, o executivo começa a construir autoridade profissional sobre o seu ofício e, ao longo do tempo, isso contribui para a expansão da rede de contatos que, em muitos casos, abre caminhos para novos negócios.
Assessoria LinkedIn com a IDEIACOMM
A IDEIACOMM é especialista em Assessoria LinkedIn, gerenciando todos os aspectos da atuação do profissional e sua empresa nessa rede social, desde a estruturação do perfil profissional e de company pages até a gestão da conta. Geramos exposição na rede, destacando o perfil de nossos clientes e tornando-os autoridades de seus ramos de atividade.
Nosso objetivo é contribuir para um posicionamento assertivo dos executivos e suas empresas, de modo a atrair tráfego para os canais institucionais de suas organizações, estabelecendo conexões consistentes com clientes e parceiros e, acima de tudo, melhorando a percepção do público sobre o executivo e a marca. O fato é que o LinkedIn oferece o contexto ideal para prospectar novos negócios, e, com uma assessoria credenciada, as oportunidades do ambiente virtual podem ser convertidas em vantagens reais de negócios.
Lucca Prioste é Produtor de Conteúdo na IDEIACOMM.