A construção de um roteiro bem estruturado é a chave para a coleta de informações estratégicas
As assessorias de imprensa contam com diversas ferramentas de apoio nas atividades de rotina, sendo que algumas delas são baseadas na tecnologia e focam na parte operacional, enquanto outras são direcionadas à obtenção de insumos estratégicos para nortear o trabalho das equipes. Em meio a uma rotina intensa, com metas e desafios constantes, além da obtenção de resultados, os profissionais também precisam atender às expectativas dos clientes e proporcionar uma experiência de valor.
Por isso, ter ferramentas assertivas que possibilitem às equipes filtrar essas informações e organizá-las é imprescindível. Neste sentido, as assessorias têm uma ferramenta muito importante e que contribui com a gestão de todo esse processo: o briefing. Resumidamente, ele é um documento que as equipes utilizam para coletar informações sobre seus clientes durante as reuniões, como é o caso dos starts e, até mesmo, alinhamentos. Mas, além disso, ele também é utilizado em reuniões voltadas à produção de conteúdo.
Briefing permite mapear objetivos dos clientes e direcionar produção
As agências atuam em um ritmo frenético de produção. Por isso, é comum que diariamente os profissionais lidem com muitas informações no ambiente de trabalho, seja no contato com jornalistas, com os clientes ou com parceiros destes. Neste sentido, para evitar ruídos na comunicação, ter um briefing bem construído faz toda a diferença.
A ferramenta permite, por exemplo, que as equipes mapeiem os objetivos de cada cliente, perfis, assim como termos que eles preferem não ser relacionados. Com essas informações, é possível traçar estratégias mais assertivas de comunicação, evitando a incidência de falhas, como na utilização de expressões inadequadas e planos de comunicação em desacordo com os objetivos dos clientes.
O briefing norteia o trabalho da equipe durante toda a produção de conteúdo. A coleta de informações para a construção e divulgação de novos cases e projetos deve estar firmada em um bom questionário que explore todos os pontos estratégicos do projeto para o cliente, assim como para a mídia.
Direcionamento estratégico para cada oportunidade
Com um briefing bem estruturado, os assessores têm em mãos um roteiro personalizado para cada tipo de situação. Por isso, ajustes são comuns nos roteiros para torná-los mais estratégicos e, dessa forma, melhorar os resultados.
É preciso ressaltar que não cexiste um modelo perfeito de briefing, mas algumas ações devem ser, inevitavelmente, adotadas na construção do material. Por exemplo, pesquisar sobre a empresa, mapear possíveis oportunidades e análise das concorrentes são questões cruciais que devem estar presentes nestes questionários.
Portanto, o briefing é uma ferramenta muito importante nas assessorias de imprensa e sua construção deve ser planejada com atenção e cuidado. A conquista de bons resultados na imprensa, dentre muitas outras varáveis, necessita, também, das informações estratégicas dos clientes que são coletadas, na maior parte das vezes, durante as reuniões e por meio dos briefings.
Lucas Rodrigues é Assessor de Imprensa na IDEIACOMM.