Uma metodologia bem estruturada é a chave para criar conteúdos visionários
As redes sociais possuem uma dinâmica veloz e intensa. Toda essa rapidez representa um desafio para os criadores de conteúdo. Por isso, uma abordagem metodológica desempenha um papel crucial e, aqui na IDEIACOMM, um conteúdo não é apenas uma tarefa criativa, mas também um processo que envolve etapas cruciais. Confira a seguir.
1) Investigação: o primeiro passo é entender o caminho a ser seguido junto ao cliente, alinhando o tipo de conteúdo que será desenvolvido e quais os pontos chaves a serem abordados, seja a divulgação de um evento, o lançamento de um produto ou serviço, o compartilhamento de dicas valiosas, etc. Além disso, é importante compreender o momento atual da empresa, qual o objetivo de comunicação e quais são os desafios de se conectar com a audiência.
2) Curadoria: aqui, se estabelece o reinado da pesquisa! Reserve um bom tempo para ficar por dentro do que estão comentando acerca do assunto que será abordado. Avalie o conteúdo da concorrência do negócio, pesquise os assuntos em alta e mapeie as trends do momento para avaliar se alguma delas se encaixam na proposta de conteúdo. Uma dica valiosa é mergulhar nas infinitas plataformas de inspiração como o Google Trends, Pinterest e as próprias redes sociais, como Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube.
3) Brainstorm: o tempo fechou! Mas, calma, não há com o que se preocupar, essa tempestade vem para limpar e organizar toda essa enxurrada de referências. Esse é o momento de idear, colocar no papel todas as ideias absorvidas a partir das referências agrupadas, pensando no que é possível extrair delas e projetando os possíveis temas e abordagens para o conteúdo que está nascendo.
4) Formato: com o brainstorm bem organizado, é o momento de definir qual o formato que melhor se encaixa para esse conteúdo. É válido refletir sobre como explicar ao público essa informação, qual o grau de dificuldade de produção desse formato e se existe tempo hábil para executá-lo. Além disso, outra etapa crucial é estabelecer para qual plataforma esse conteúdo será direcionado, de acordo com o público que se deseja alcançar.
5) Estruturação: finalmente, essa é a hora de estabelecer uma organização lógica e coerente de todas as etapas anteriores para iniciar o desenvolvimento textual e visual da publicação. Para auxiliar esse processo, é essencial estabelecer qual a big idea da publicação – uma espécie de sinopse do conteúdo, e qual o conceito criativo – um pequeno parágrafo que explique e traga direcionais criativos para o desenvolvimento textual e visual da peça.
Com todo esse método para o nascimento de uma publicação para as redes sociais, conseguimos perceber que esse não é um processo mágico. Cada etapa desempenha um papel crucial na garantia de que o conteúdo final seja eficaz e capaz de atingir os objetivos estabelecidos. E, para isso, é preciso processo, pesquisa e muitas mãos para lapidar uma pauta até que ela se transforme em uma joia. Vale lembrar que a criatividade é uma parte fundamental desse processo, então não tenha medo de experimentar, adaptar-se às tendências atuais e às preferências do seu público para alcançar conteúdos envolventes ao longo do tempo.
*João Victor Souza é Coordenador de Social Media na IDEIACOMM.