Artigo x Press Release: em qual devo apostar?

Ao contratar uma agência de comunicação, uma dúvida frequente é sobre a diferença entre cada tipo de conteúdo. Para tanto, entender o objetivo de cada um deles é essencial no processo de produção

 Artigo x Press Release: em qual devo apostar?

No dia a dia das agências de Assessoria de Imprensa, os profissionais têm como principal objetivo promover um relacionamento entre as empresas e jornalistas de veículos de comunicação. Pode até parecer simples, no entanto, estabelecer uma comunicação assertiva, que aproxime a marca do seu público, é uma tarefa um tanto quanto complexa. Isso porque os assessores precisam não apenas conhecer as melhores práticas do ofício, mas também entender o segmento de atuação de seu cliente e seguir de acordo com as regras da profissão, conforme apontamos na nossa última publicação.

Diante deste contexto, para além das melhores práticas técnicas de assessoria, é importante ter bem explícito o objetivo de cada conteúdo produzido. Ou seja, qual a diferença de um artigo opinativo para um press release divulgado em canais jornalísticos? O que cada uma dessas produções tem como propósito e o que devo escolher?

O tema gera bastante confusão, de modo que muitos clientes ainda questionam o porquê de não poder apresentar abertamente informações de sua empresa em um artigo, por exemplo. Pensando nisso, neste texto, discutiremos a diferença entre press release e artigo, destacando a finalidade e importância de cada um dos materiais.

Construindo um press release

Quando se trata da divulgação de uma empresa em veículos de comunicação, o press release é uma estratégia bem utilizada. Como uma espécie de matéria jornalística, esta ferramenta aborda, basicamente, uma novidade ou um assunto de interesse do público a respeito da instituição. Entre as divulgações mais populares, vale citar:

• Um evento;

• Um prêmio conquistado;

• Notícia sobre novos produtos e/ou serviços;

• Uma parceria ou case de sucesso.

Deste modo, fica claro que esse tipo de conteúdo está ligado diretamente à apresentação e imagem das organizações. Para tanto, assim como em uma reportagem jornalística, é importante que o release responda questões como: “quem”, “o quê”, “onde” “quando”, “como” e “por quê”. Nesse sentido, é possível que o jornalista, ao receber uma sugestão de release, aproveite o conteúdo na íntegra ou produza sua própria matéria com base nas informações enviadas.

Além disso, é essencial que o release tenha viés noticioso, ou seja, que esteja de acordo com a linha editorial do veículo escolhido e, principalmente, que tenha algum apelo ao público.

Por que produzir artigos de opinião?

Diferente do press release, o artigo opinativo tem como foco abordar algum tema – que também tenha apelo ao público –, apresentando a visão do autor. Deste modo, para escrever esse tipo de conteúdo, é importante que a pessoa tenha propriedade naquele assunto. Exemplos bastante frequentes são de executivos abordando tendências e desafios de suas áreas de atuação na empresa, como nos segmentos de Marketing, Tecnologia da Informação ou Recursos Humanos.

Outra característica importante durante a produção de um artigo é que sejam apresentados estudos e pesquisas que validem o que o autor apresenta ao longo do texto. Isso, além de dar profundidade ao conteúdo, torna o material mais interessante e passa maior credibilidade ao leitor.

Vale ressaltar ainda que artigos não têm como foco expor qualquer informação da empresa. No entanto, a prática regular de produção e divulgação de textos de opinião na mídia tende a apresentar o autor como especialista no tema, aumentando sua exposição, bem como a visibilidade da corporação representada. Sendo assim, uma vez que o executivo esteja em evidência, a organização também estará, mesmo que de forma indireta.

Invista nas duas estratégias!

Não importa qual a estratégia escolhida pelo cliente ao contratar uma agência de assessoria de imprensa, é essencial que a produção de conteúdo seja feita de forma regular. Deste modo, aplicar as duas práticas é, sem dúvidas, uma maneira eficiente de expor os profissionais e a empresa na mídia.

Para tanto, contrate uma agência especializada na área de atuação da sua companhia. Certamente, ela desenvolverá as melhores práticas de comunicação de acordo com suas necessidades, possibilitando maior exposição e resultados exponenciais à empresa e aos seus executivos.

Ketheleen Oliveira é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM.

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