Para obter bons resultados, além de estruturar um texto de maneira correta, é importante estabelecer estratégias assertivas no envio de pautas às redações
No trabalho de Assessoria de Imprensa, a divulgação de conteúdo por meio de mídia espontânea é a prática mais comum e eficaz entre as agências. Nesse sentido, com o objetivo de obter resultados com as pautas dos clientes de maneira orgânica em canais jornalísticos, uma estratégia essencial é a produção de press releases (PR).
Com textos sobre diversos assuntos relacionados à marca assessorada, o assessor deve levar à imprensa informações pertinentes e de credibilidade, despertando interesse nos jornalistas de redação. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Comunique-se, 61% dos profissionais de redação afirmaram que receber um conteúdo de qualidade de assessores de imprensa é algo mais esporádico do que costumeiro na rotina de trabalho. Eles destacaram, ainda, que somente 10% dos e-mails recebidos podem realmente ser aproveitados.
Tendo como base esse estudo, apontaremos quais são as práticas essenciais para produzir um press release de qualidade, e quais são as que devem ser evitadas.
Construindo um press release de maneira assertiva
Além de questões textuais, que envolve desde a gramática correta até a estrutura de um press release (em que se deve apresentar no lide todas as informações mais relevantes da notícia), existem outros fatores determinantes para a construção de um bom PR. Separamos alguns deles:
– Produza um material relevante: ao produzir um texto, é essencial analisar o tema que será abordado. Se questione se a pauta tem relevância como um produto jornalístico e se é aderente aos leitores. Fazer esse questionamento é essencial para que o assessor produza e proponha à imprensa conteúdos pertinentes e que tenham apelo.
– Invista em pautas informativas: indo de encontro ao item anterior, é importante ressaltar a importância de produzir textos informativos. Digo isso porque, para obter sucesso com resultados em mídia espontânea, é preciso deixar de lado a escrita publicitária. Evite bajulações, elogios e adjetivos. Foque no que realmente importa, a notícia a ser informada.
– Abasteça o texto de informações: ao sugerir uma pauta a um veículo jornalístico, buscamos ser o mais objetivos possível, apresentando apenas as informações mais relevantes sobre a notícia. Essa é a maneira mais correta ao enviar uma sugestão, visto que pautas muito longas e que não apresentam as informações do lide logo de início acabam sendo ignoradas. O mesmo se aplica a textos com poucos insumos.
Práticas a serem repensadas
Além da produção do texto em si, existem práticas que acabam sendo ignoradas pelos assessores durante a divulgação de um press release na imprensa. Um bom exemplo é considerar a linha editorial de cada redação. Deste modo, antes de enviar qualquer material ao jornalista de redação, estude se o conteúdo produzido é coerente às publicações daquele portal. Além disso, para obter mais sucesso, é imprescindível que a sugestão de pauta seja direcionada ao jornalista que cobre aquele assunto.
Outro ponto importante é considerar o envio de elementos audiovisuais ao sugerir um press release. Muitas vezes, os profissionais de assessoria acabam esquecendo de enviar uma imagem/vídeo que ilustre aquele conteúdo. É fundamental que isso se torne uma prática recorrente. Além de facilitar para o jornalista na hora da publicação do texto, a matéria se tornará visualmente mais bonita e completa.
Por fim, é essencial evitar o envio excessivo de releases enviados às redações. Com tantos e-mails recebidos, o jornalista acaba deixando passar despercebido uma pauta que poderia ser realmente relevante ao portal. Como estratégia, vale diversificar os envios, sugerindo pautas para portais que possuam a mesma linha editorial, abrangência e público-alvo. Afinal, para obter resultados expressivos de fato, é preciso que a exposição aconteça em diversos canais.
Ketheleen Oliveira é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM.