Com o surto causado pelo Covid-19, o papel do RP tem sido ainda mais importante para o sucesso de um negócio
O choque ocasionado pelo coronavírus mudou todas as experiências, forçou empresas a migrarem suas operações para o digital ou fecharem, literalmente, suas portas. Aqueles que já estavam com seus sites, e-commerces e plataformas de vendas rodando saíram na frente, claro, mas fez com que a verdadeira transformação digital, adiada até então, viesse à tona.
Segundo a ABComm, o Brasil registrou aumento de 400% no número de lojas online. Até o começo das ações para conter o coronavírus no País, no início da segunda quinzena de março, a média era de 10 mil aberturas por mês. O número saltou para 50 mil mensais logo após os decretos de isolamento social e segue em constante crescimento desde então.
Mas o que tudo isso tem a ver com o papel do RP no sucesso dos negócios? O trabalho de um profissional da área, que desempenha a função de Assessoria de Imprensa, tem ainda mais importância em tempos de pandemia. Explico o porquê.
RP como aliado na divulgação do negócio
Em um momento de crise, muitas empresas precisam expor seus negócios, agora mais do que nunca. O digital ganhou força e ações bem pensadas de Assessoria de Imprensa podem colocar uma marca em evidência. Claro, é preciso um bom planejamento e um ótimo relacionamento com os canais certos para que uma empresa ganhe visibilidade.
Uma loja que migrou suas operações para o digital, por exemplo, pode precisar, agora ainda mais, do trabalho de um RP. Com ajuda de times especializados é possível ainda desempenhar o trabalho de um RP no modelo de success fee. Ou seja, a remuneração acontece quando o resultado surge. E esse modelo transparente de negócio pode ser uma arma e tanto para driblar a crise e fazer com que empresas que ainda não experimentaram o trabalho de um RP tenham interesse.
As mudanças e novas experiências que todos nós estamos vivenciando vieram para ficar. A transformação digital que se falava antes da pandemia agora tem outra importância. Não existe mais o mundo físico sem o digital rodando em perfeitas condições. Claro, a crise vai passar e a pandemia também, mas os ensinamentos que o Covid-19 trouxe para muitas empresas, ah, esses nunca mais serão esquecidos.
Juliana Garcia é Sócia e Diretora na IDEIACOMM.