Definir estratégias de comunicação com a imprensa é a porta de entrada para um relacionamento saudável entre a marca e seus consumidores
Estabelecer um bom relacionamento com os veículos midiáticos é uma estratégia antiga entre as empresas. Sabe-se que uma das primeiras vezes que essa comunicação se mostrou eficiente foi em 1829, quando Andrew Jackson, presidente dos Estados Unidos entre 1829 e 1837, criou o “The Glob”, um setor do governo dedicado, exclusivamente, aos assuntos relacionados à imprensa na época. Mais para frente, tanto os departamentos internos das organizações, quanto as empresas de assessoria de imprensa, ganhariam espaço fundamental nesse processo de divulgação de uma marca.
Hoje, os profissionais de Relações Públicas são os responsáveis por definir as melhores práticas e estratégias, criando uma ponte entre mídia e diferentes companhias, a fim de oferecer pautas e informações importantes sobre as organizações para os jornalistas de redação e, consequentemente, para o público de modo geral.
Ainda assim, muitas pessoas e empresas questionam a real importância da assessoria de imprensa para o sucesso da organização. Para responder essa pergunta, alguns tópicos são fundamentais!
O papel de uma assessoria de imprensa
Ao contratar uma assessoria, os assessores passam a ser responsáveis pela “imagem” da empresa, ou seja, é seu dever oferecer à mídia todas as notícias que possam ser interessantes ao público. Nesse sentido, é papel do profissional mapear não apenas informações relevantes, como cases de sucesso, parcerias, lançamentos, eventos e assim por diante. É preciso filtrar o público-alvo da organização. Ao ter essa informação, a segunda etapa é identificar os canais jornalísticos e os respectivos profissionais de redação, esse processo garante maior eficiência ao tentar emplacar a notícia em questão.
Além dessa prática, cabe ao profissional monitorar a mídia frequentemente, sugerindo aos jornalistas da imprensa a empresa assessorada ou um executivo porta-voz como fonte, a fim de apoiá-los em alguma pauta que esteja relacionada ao core business do negócio. Esse processo demanda tempo e esforço redobrado, visto que é uma tarefa contínua, mas que pode gerar ainda mais visibilidade à organização.
A importância da exposição midiática
A tecnologia tem avançado em muitos aspectos, isso é inegável. Quando pensamos nos meios de informação e comunicação, essa expansão se torna ainda mais evidente. Digo isso, pois quando queremos saber sobre uma empresa, por exemplo, a internet e os canais de comunicação são a maneira mais prática e rápida. Deste modo, quando essa mesma marca conta com um trabalho de assessoria eficiente, que consegue transmitir todas as informações relevantes, a busca será certeira. O público chegará mais rápido às informações sobre a empresa.
Além disso, a exposição de porta-vozes por meio de artigos de opinião é uma prática bastante recomendável e assertiva entre as assessorias de imprensa. Isso faz do executivo especialista em sua área de atuação, além de, mesmo que de forma indireta, dar maior ênfase à empresa. No fim, todas as estratégias que levem informação relevante e de qualidade ao público têm grande peso.
Estabeleça uma comunicação integrada
Para intensificar a exposição da marca, além da assessoria de imprensa, é importante contar com outras estratégias de comunicação. A crescente das redes sociais, por exemplo, também deve ser considerada no dia a dia das organizações. Crie páginas da empresa nas redes, movimente-as, produza conteúdos relevantes, que chamem a atenção e que cause interações entre seus seguidores.
Vale, ainda, pensar em outras estratégias de Marketing Digital. O cenário é amplo e existem diversas maneiras de tornar a imagem da empresa interessante e promissora. No cenário atual, apenas vender um produto ou serviço se tornou obsoleto, é preciso estar próximo de seus consumidores e do público em geral.
Ketheleen Oliveira é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM.