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O que a imagem de Lionel Messi nos diz sobre estratégias de atuação nas redes sociais?

O craque argentino, além de campeão do mundo, tem a foto mais curtida da história do Instagram. Porém, como ter sucesso nas redes sem precisar ser Lionel Messi?

Não é segredo que atualmente as redes sociais são fundamentais para qualquer estratégia de comunicação. As mídias são uma ferramenta valiosa para empresas e marcas alcançarem seus públicos-alvo de maneira efetiva. Além disso, as redes permitem que as empresas criem uma presença online e se conectem com seus clientes de maneira autêntica e significativa, o que pode ajudar a construir a lealdade do cliente e aumentar a fidelidade à marca.

Eu sei que você o conhece, mas não custa nada apresentar. Este rapaz é Lionel Andrés Messi, um dos maiores jogadores de todos os tempos, celebrando o terceiro título mundial da Argentina. A imagem em questão, capturada pelas lentes do fotógrafo Shaun Botterill, tornou-se simplesmente a foto mais curtida da história do Instagram, com nada mais nada menos que 75 milhões de likes até o presente momento.

Lionel Messi, a Copa e a foto mais curtida da história do Instagram /Shaun Botterill/FIFA/Getty Images

Se você o acompanha, sabe que Messi está longe de ser um hard user do Instagram, o que aumenta a ironia de ocupar este posto de recorde. A glória esportiva do craque argentino era esperada por milhões de pessoas mundo afora, inclusive por este que vos escreve. A emoção dos fãs e admiradores de Messi ajudaram a impulsionar a imagem ao status atual. Mas aonde quero chegar com isso? Quero falar sobre espontaneidade, ponto de suma importância de sucesso nas redes sociais.

Por que cito a espontaneidade se foi necessário vencer uma Copa do Mundo para se tornar um case de sucesso de engajamento nas redes? Explico-lhes o motivo: antes de Messi levantando a Copa, a imagem mais curtida da história do Instagram era a de um ovo. Sim, um ovo. Os usuários acharam engraçado, e compraram a ideia de tornar o alimento como a imagem mais curtida de todas. Portanto, pergunto a vocês: o que pode ser mais espontâneo que isso?

Não se assuste, definitivamente, você não precisa fazer uma deliciosa omelete e nem carregar sua equipe ao título de Copa do Mundo para ser relevante e notado nas redes. Mas você e/ou sua marca podem alcançar resultados incríveis no cenário digital sendo estratégicos e, sobretudo, espontâneos e criativos em suas redes.

Como alcançar resultados e engajamentos nas redes sendo espontâneo?

Autenticidade: seus seguidores, ou clientes em potencial, buscam sempre acompanhar a sua personalidade e a sua autenticidade nas redes sociais. Mostre quem você é, ou os valores de sua marca. Busque sempre ser verdadeiro e honesto, isso ajuda na criação de conexões mais fortes e duradouras com seu público.

Calendário de conteúdo: embora já tenha destacado a importância de ser espontâneo nas redes sociais, também é importante ter um plano e desenvolver estratégias, especialmente se você não for o camisa 10 da Argentina. Manter um calendário de conteúdo ativo pode ajudá-lo a manter o foco e garantir que você esteja postando com frequência suficiente para manter seus seguidores engajados.

Diversidade de formatos de conteúdo: deixe a criatividade falar mais alto. Busque experimentar diferentes formatos de conteúdo, como postagens de vídeo, stories, enquetes e outros. Isso pode ajudar a manter seu conteúdo interessante e chama a atenção de seus seguidores.

Consistência é a chave: por fim, é muito importante manter uma consistência de presença e atividades nas redes. Isso significa postar regularmente, manter sua voz e tom consistentes e estar sempre disponível para se conectar com seus seguidores.

Victor Ferreira é Assessor de Imprensa na IDEIACOMM.

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