O case Lebron James: Excelência de posicionamentos dentro e fora de quadra 

Atletas são referências para milhares de pessoas pelo mundo. Diante desse cenário, uma postura adequada e uma comunicação eficiente com seu público e imprensa tornam-se fundamentais 

Atualmente, por conta da enorme expansão das redes sociais, torna-se cada dia mais importante a busca por uma imagem bem consolidada nas mídias. No mundo dos esportes, a imagem pública dos atletas tem influência direta em suas carreiras e legados. Uma boa imagem pode abrir portas para mais patrocinadores e colaborar em criar uma identificação com seu público. 

O exemplo que pode ser mais notável de um atleta que soube consolidar sua imagem pública de forma admirável é LeBron James. O ícone do basquete, quatro vezes campeão da NBA e maior cestinha da história da liga, não se contenta em ser reconhecido apenas por seus enormes feitos dentro de quadra. Lebron, desde muito jovem, tem ciência de suas falas e atuações distante da bola laranja. 

A construção de marca pessoal ajudou LeBron a se tornar um ícone global e abrir oportunidades além do basquete. Além disso, seu comprometimento com causas sociais e o engajamento comunitário evidenciam como o craque do basquete usa sua influência como atleta e a utiliza para causas importantes. Exemplo disso, é a LeBron James Family Foundation, organização que James inaugurou buscando ajudar na melhoria de vida de jovens, fornecendo educação e oportunidades de desenvolvimento além do esporte. 

LeBron James, conhecido por sua integridade e comportamento exemplar dentro e fora das quadras, evita se envolver em polêmicas que possam prejudicar sua imagem. Entretanto, apesar de fugir das controvérsias, o gênio das quadras não se cala diante de situações de desigualdade, sendo uma das grandes vozes expoentes da luta antirracista nos Estados Unidos. 

Sua atuação política vai além da causa racial, e se estendeu até mesmo em posicionamentos em eleições recentes, especialmente voltadas contra o ex-presidente Donald Trump, que deu algumas declarações ofensivas contra o atleta.  

Ídolo dentro e fora das quadras 
 
Lebron é um verdadeiro case de sucesso, e não (só) pelas inúmeras cestas, enterradas e jogadas geniais que executa durante quase duas décadas de carreira. O craque é exemplo de como usar sua voz potente para posicionamentos políticos, sociais e transformadores para a sociedade norte-americana. E não bastassem as tantas causas abraçadas por ele, Lebron ainda abre portas para que uma série de atletas possam vocalizar seus posicionamentos, seja para causas individuais ou para causas coletivas.  

O camisa 23 personifica a excelência com a bola em mãos, mas também é tão genial quanto em momentos que tem um microfone e os holofotes sobre si, demonstrando a importância de uma comunicação assertiva e bem conduzida. Você pode achar Michael Jordan o melhor de todos os tempos, sem problemas. Mas o maior, por suas atuações dentro e fora de quadra, tem de ser Lebron James. 

Victor Ferreira é Estrategista de Comunicação na IDEIACOMM. 

Compartilhe este conteúdo

Talvez essas publicações também te interessem!

ÚLTIMOS CONTEÚDOS

Categorias

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS