Atualmente, existem vários tipos de redes sociais: aquelas para conversar com os amigos, para postar fotos, vídeos e até mesmo fortalecer sua rede profissional, como no caso do LinkedIn.
O LinkedIn é uma rede social inteiramente voltada para networking e contatos profissionais. Para tanto, a plataforma dispõe de alguns recursos que podem te ajudar na aproximação com os colegas da rede (veja neste artigo como utilizar o Pulse, uma ferramenta semelhante a um blog que permite que você fale sobre assuntos dentro da sua especialidade).
Mas o potencial do LinkedIn não se resume ao networking pessoal. Se você é dono de uma empresa e quer saber um pouquinho mais sobre o porquê de apostar no LinkedIn, não deixe de terminar a leitura deste texto e ver 4 motivos para utilizar ainda mais o LinkedIn!
1. Você consegue ter acesso ao perfil profissional da pessoa que te adicionou
Quando você recebe uma solicitação de conexão de uma pessoa desconhecida, você pode abrir o perfil dela e ver se condiz com a sua proposta na rede. Se for um contato bom para você, aproveite para interagir através das postagens e atualizações do perfil. É dessa forma que seu networking irá se expandir e as pessoas lembrarão ainda mais do seu nome.
Como o LinkedIn é voltado ao networking, é importante também levar em conta questões que envolvem o posicionamento de sua empresa, ao aceitar ou não um contato em seu perfil pessoal. A regra aqui é: tal pessoa vai somar em sua rede, vai ser útil para o dia a dia corporativo? Não precisamos aceitar todos os pedidos de conexão, a ideia é ter uma rede qualitativa.
2. Contato com conexões
O LinkedIn também permite que você troque mensagens privadas com suas conexões. Não deixe de se apresentar e usufruir da rede a seu favor e a favor do seu negócio. Se o outro lado não quiser um contato tão próximo, cabe a ele tomar uma atitude, mas dê um “oi” pelo campo de mensagem e estreite a relação com aquele possível parceiro ou cliente.
Mas, para tanto, vale a pena tomar cuidado com a abordagem. Da mesma maneira que nós, profissionais da comunicação e assessores de imprensa, devemos ficar atentos no contato com jornalista, o mesmo vale no LinkedIn. Não pressione seu contato, com um excesso de mensagens de cunho corporativo, pois você pode acabar sendo considerado um spammer, que pouco agrega para a rede daquela pessoa em questão.
3. Anunciar vagas de emprego
Já que o perfil profissional de cada pessoa está ali exposto, por que não dar uma olhadinha quando sua empresa procura um novo colaborador? O LinkedIn é muito claro nas qualificações de cada usuário, o que facilita tanto para a empresa que está anunciando uma nova vaga quanto para o profissional que procura uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
4. Página pessoal e empresarial
O Facebook permite que você tenha seu próprio perfil e também o perfil da sua empresa, certo? No LinkedIn não é diferente. Invista em artigos autorais em seu perfil pessoal, mas não esqueça da Company Page. Nela, é interessante fazer postagens sobre atividades da sua empresa, eventos que participaram e divulgação de notícias que se relacionam com seu segmento de atuação. O objetivo da Company é, por fim, mostrar que você e sua equipe estão conectados a tudo o que está rolando em seu mercado!
E agora que você já sabe como o LinkedIn pode ser útil para seus negócios, que tal aproveitar para dar uma passadinha em nossa página do LinkedIn através deste link?
Bianca Bispo é assessora de imprensa na IDEIACOMM