O universo da Assessoria de Imprensa é imenso e muitos conteúdos podem ajudar sua empresa a se aprofundar no assunto
Em um mercado que demanda cada vez mais informações qualitativas, que tenham um impacto concreto em nossa sociedade, o trabalho de Assessoria de Imprensa ganha destaque, especialmente no que diz respeito à construção das marcas na mídia, agregando reconhecimento e credibilidade à empresa em questão. Dessa forma, este pilar da comunicação se mostra fundamental em diferentes vertentes.
No quesito estratégico, pensando até mesmo no aumento da competitividade no mercado, se posicionar na mídia de forma coerente é essencial. Além disso, os profissionais da área conseguem, ainda, alavancar a autoridade corporativa nos motores de busca por meio da mídia espontânea.
Para aprofundar ainda mais este universo, separamos quatro posts sobre Assessoria de Imprensa que são fundamentais para entender, de fato, como funciona este trabalho e sua aplicação no dia a dia das empresas. Confira!
1. Resultados Digitais | Assessoria de imprensa: o que é, como fazer e como contratar
O conteúdo produzido pela Resultados Digitais traz informações importantes relacionadas ao perfil dos profissionais da área, detalhando pontos que são comumente confundidos pelas empresas, como é o caso da diferença entre mídia paga e conteúdo editorial. Além disso, o artigo também disponibiliza um dicionário do jornalismo, com as definições dos principais termos utilizados pelas redações. Para quem está tendo um primeiro contato com este universo, a leitura é imperdível!
2. Rock Content | Entenda o que é e o que faz o profissional de assessoria de imprensa
Também trazendo conceitos importantes sobre Assessoria de Imprensa, o material publicado pela Rock Content cita benefícios diversos deste trabalho, mencionando, por exemplo, a construção de uma boa estratégia e credibilidade obtida por meio da negociação via mídia espontânea. Um ponto interessante sobre o post é o aprofundamento sobre como a assessoria caminha lado a lado do marketing digital, sobretudo no que diz respeito à exposição das empresas em plataformas diversas.
3. Metrópoles | Assessoria de imprensa: exposição saudável e trabalho de formiguinha
Um dos maiores portais de notícias do país, o Metrópoles bateu um papo interessante com a CEO da IDEIACOMM, Juliana Garcia, sobre a rota do trabalho de Assessoria de Imprensa e a importância de ter uma visão de longo prazo. O resultado foi a publicação de um artigo completo sobre o assunto, com informações ricas relacionadas ao tempo investido nessa estratégia e o valor noticioso empregado nessa iniciativa.
No texto, a Juliana contou que “o processo de convencimento do cliente sobre a complexidade e a necessidade de ‘se dar tempo ao tempo’ para o fortalecimento da imagem de uma empresa perante a mídia, aliás, é um dos principais desafios dentro do cotidiano de assessorias, independentemente do segmento de especialização”. Vale muito a pena a leitura do artigo!
4. IDEIACOMM | Como e por que optar por uma Assessoria de Imprensa?
Por que a sua empresa deve contratar uma Assessoria de Imprensa? E quais fatores devem ser considerados no momento da contratação? Para tirar todas as dúvidas sobre este universo, a Keth Oliveira, Assessora de Imprensa da IDEIACOMM, preparou um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Muitas variáveis envolvem o tema, mas é fundamental saber qual é o objetivo com este trabalho.
A Keth comentou no texto que “na seleção de uma agência de comunicação, é fundamental prezar por uma que, além de todo o conhecimento técnico, tenha um relacionamento de credibilidade com os canais jornalísticos. Além disso, é importante que o parceiro entenda sobre o seu negócio e suas necessidades”.
Não deixe de acompanhar as publicações aqui no nosso blog para mergulhar cada vez mais na área da comunicação!
Bianca Bispo é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM.