O LinkedIn é a maior rede profissional no ambiente online e a mais recomendada para a gestão dos perfis corporativos
Na era digital, torna-se cada vez mais comum o crescimento da presença de empresas nas redes sociais. Aqueles que não estão presentes no ambiente online acabam se atrasando perante um movimento global, que conta com a ascensão da tecnologia e novas formas de se comunicar. Nesse sentido, a urgência de fazer uma gestão adequada dos perfis corporativos é vista cada vez mais pelas companhias que entenderam o momento vivido atualmente.
Hoje, existem diferentes canais com diversos objetivos, como, por exemplo, o LinkedIn e o Instagram. Em ambas plataformas, é necessário que as corporações estabeleçam uma rotina de postagem, para criar um engajamento e frequência na divulgação de novos conteúdos. Também é essencial conhecer seu público-alvo e desenhar a persona, para que as estratégias sejam elaboradas na rede correta.
Perfis corporativos no LinkedIn
O LinkedIn é uma rede social de negócios imensa, que vai muito além de um lugar para registrar as experiências profissionais, permitindo um ambiente profissional humanizado, com trocas de vivências e conhecimentos sobre áreas diversas. Para se ter uma ideia, o LinkedIn registra mais de 575 milhões de usuários, sendo 260 milhões ativos mensalmente e, dentro da quantidade ativa por mês, 40% conferem a rede todos os dias.
Por isso, é essencial que as empresas tenham uma página ativa no LinkedIn, conhecida como company page. Vinculada a um perfil executivo, a company pode ser editada pelo seu criador, bem como por outros profissionais selecionados por ele. Explorar o core business da empresa nesse espaço é fundamental para gerar visibilidade e troca de informações com outros profissionais da rede. Mas o conteúdo postado não precisa ser unicamente relacionado à companhia em questão.
Por exemplo, se determinada corporação do ramo de Tecnologia da Informação acaba de criar uma company page e não sabe por qual caminho seguir, é interessante levantar notícias relacionadas ao segmento e fomentar o feed com as novidades dessa área. Ações internas diferenciadas também são bacanas de serem trabalhadas no LinkedIn, como projetos de marketing, realização de eventos e webinars, entre outras atividades.
O trabalho de Assessoria de Imprensa junto ao LinkedIn
A junção entre os resultados obtidos por meio de Assessoria de Imprensa com o feed do LinkedIn é vista positivamente na publicação de novos conteúdos, levando à página corporativa ações desenvolvidas pela empresa que são relevantes ao mercado. Além disso, impulsionar o know-how dos executivos da companhia também é essencial para que haja exposição de todo o conhecimento agregado ao serviço ofertado.
As estratégias mais comuns para divulgação na imprensa se dão pela produção de press releases, artigos ou notas, além do trabalho com influenciadores e formadores de opinião dependendo do segmento. Estes resultados devem ser replicados principalmente na company page, mas deve-se tomar um cuidado quanto à publicação da mesma notícia em veículos diferentes, para que não fique repetitivo.
Cuide também de seu perfil pessoal!
Todo o trabalho aplicado na company page se potencializa quando o perfil do executivo também está adequado. Para isso, não deixe de compartilhar no perfil pessoal novidades da corporação, assim como artigos de opinião embasados em dados e pesquisas. Isso permite que as conexões conheçam ainda mais os negócios os quais são representados por determinado profissional, disseminando o nome da empresa pelo mercado.
Bianca Bispo é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM.