A escolha pela empresa de comunicação dever ser alinhada às necessidades da empresa e, principalmente, sua área de atuação, facilitando no trabalho de assessoria
Ao decidir pelo trabalho de uma Assessoria de Imprensa, provavelmente, muitas dúvidas devem surgir. Afinal, o que esperar desse serviço? Como ele impactará no posicionamento da empresa na mídia, atingindo efetivamente o público que se deseja alcançar? E, principalmente, quais os critérios para escolher a melhor agência de assessoria?
Diante desses e outros questionamentos, para ser assertivo na escolha da agência de comunicação que mais faz sentido para o negócio, alguns pontos de atenção são importantes, o que ajuda a esclarecer o que esperar desses profissionais de comunicação e, sobretudo, quais as melhores estratégias devem ser desenvolvidas, junto aos assessores, para que a empresa esteja cada vez mais bem posicionada na mídia.
Por que contratar uma agência?
A comunicação com a imprensa e com o público, de modo geral, vem ganhando novas formas. Com o advento da tecnologia, esse contato está cada vez mais próximo, seja por meio de portais e agências jornalísticas ou pelas redes sociais e blogs, por exemplo. O fato é que estabelecer todas as formas de comunicação possíveis passou a ser algo imperativo no atual ambiente de negócios.
Pensando na exposição em canais jornalísticos, a forma mais eficaz de conseguir bons resultados é por meio da Assessoria de Imprensa. Vale reforçar que, nesse processo, diferente da publicidade, que tem como proposta expor produtos e campanhas específicas de uma empresa, a mídia espontânea tem como objetivo conquistar espaço editorial dentro das redações. Sendo assim, o produto final da divulgação de forma espontânea é a publicação de conteúdos jornalísticos, reportagens, cases de sucesso, entrevistas e artigos assinados por algum executivo da organização (que, mesmo de forma indireta, deixa a organização em evidência).
Com isso, a exposição constante de uma empresa na mídia é algo extremamente positivo, uma vez que ajuda a construir uma boa reputação com seu público e, consequentemente, cria um ambiente favorável para a evolução sustentável dos seus negócios.
Como escolher a melhor Assessoria de Imprensa
Na seleção de uma agência de comunicação, é fundamental prezar por uma que, além de todo o conhecimento técnico, tenha um relacionamento de credibilidade com os canais jornalísticos. Além disso, é importante que o parceiro entenda sobre o seu negócio e suas necessidades. Alguns pontos de atenção durante a escolha são:
- Experiência na área de atuação: procure por um parceiro que tenha bons resultados na imprensa por meio de outros clientes. Nesse caso, vale pesquisar cases de sucesso e publicações na mídia já realizadas pela agência. É importante, ainda, que a Assessoria conheça sobre a área de atuação do seu negócio, aumentando a possibilidade de um trabalho assertivo;
- Agência separada por nichos: em continuidade ao item anterior, não basta que a agência conheça seu core business. Se ela atua somente naquele mercado, certamente, todo o trabalho de Assessoria de Imprensa será mais bem estruturado, garantindo mais resultados. Tendo como clientes somente o segmento de tecnologia, por exemplo, o conhecimento técnico é ampliado, o que facilita em todo o processo, desde o conhecimento de termos e expressões, a produção dos conteúdos e o contato com jornalistas dessa editoria;
- Agência comprometida com resultados: muitas agências já implementaram modelos variados de contabilizar um resultado na mídia. Essa estratégia, por sua vez, tem como foco proporcionar uma melhor experiência ao cliente, além de trazer mais transparência para a parceria por meio de modelos como o Success Fee, em que a remuneração acontece mediante os resultados.
Para finalizar, reforço que o alinhamento de objetivos e proposta, o bom atendimento e a experiência no segmento de atuação são alguns dos principais critérios para optar por uma agência. Ao escolher o melhor parceiro, o apoio da Assessoria de Imprensa trará para a organização reconhecimento, visibilidade e credibilidade perante seu público. Logo, esses são fatores que agregam valor ao negócio diante dos concorrentes.
Keth Oliveira é Assessora de Imprensa na IDEIACOMM.