Empatia e inteligência emocional são algumas das soft skills essenciais para o nosso dia a dia
Adicionalmente às habilidades técnicas, experiência e toda a bagagem profissional, as soft skills (no português “habilidades interpessoais”), mais do que nunca, ganham destaque nos tempos atuais. Evidentemente, a pandemia de coronavírus elucidou as consideradas, grosso modo, habilidades “leves” que um profissional deve ter.
Em um período que o mundo nunca mais será como antes, que muitas empresas estão adotando modelo 100% home office ou híbrido (que contempla home office e alguns dias no escritório), as soft skills andam sendo extremamente importantes no dia a dia corporativo e na vida pessoal, como um todo. Algumas delas são:
Colaboração: alguns não se deram conta, mas vivemos na era da colaboração. Se preocupar com seu colega de trabalho, dentro ou fora da organização, só fortalece a relação e demonstra consideração pelo próximo.
Empatia: necessária para entender e respeitar as individualidades de cada um, somos seres diferentes e, o que é importante e óbvio para você, nem sempre é para o outro. Saber se colocar no lugar das pessoas também é importante no ambiente de trabalho, seja no home office ou não.
Flexibilidade: todos nós passamos por um período difícil, o mundo como um todo está em um momento delicado. Apenas em São Paulo, ainda morrem cerca de mil pessoas por dia, e estamos no sexto mês da quarentena. Não é todo dia que estaremos fortes emocionalmente para aguentar a pressão do trabalho, clientes e líderes. Saber ser flexível com seus horários é respeitar sua criatividade. Se não está tão produtivo em um determinado horário, pare, respire e deixe para depois, mesmo que o depois seja fora do horário comercial. Devemos aprender que o importante são as tarefas concluídas e não o horário comercial, se é que ele ainda vai existir.
Inteligência emocional: saber trabalhar o “mindset” e torná-lo positivo na maioria das vezes pode ajudar e muito a enfrentarmos esse momento sensível e nos sentirmos mais produtivos durante o trabalho. É deixar de lado queixas e reclamações e partir para a ação / resolução, claro, dentro do que é possível executar em um momento de pandemia.
Concluo esse artigo convicta de que o mundo jamais será o mesmo, e só depende de nós mesmos aperfeiçoarmos nossas soft skills, uma vez com elas em prática, isso reverbera a todos que estão ao nosso redor. E viver e trabalhar positivamente, certamente, nos proporcionará mais qualidade de vida e pensamentos.
Juliana Garcia é Sócia e Diretora na IDEIACOMM.