Uma análise sobre como definir as melhores estratégias para atingir bons resultados na mídia
A Assessoria de Imprensa tem sido uma estratégia utilizada pelas empresas – privadas e públicas – ao longo dos últimos anos para informar, influenciar e atrair a atenção do público por meio de canais jornalísticos. Nesse sentido, se torna uma ferramenta essencial para que as organizações possam divulgar informações relevantes sobre seus negócios e promover o relacionamento com seus consumidores e o mercado de modo geral, além de alcançar novos níveis de comunicação.
Funcionando como uma ponte para que as empresas cheguem até os veículos de comunicação – que podem ser jornais, revistas, portais online, programas televisivos, entre outros -, a assessoria tem esse papel de disseminar as marcas, consolidando sua imagem e gerando mais credibilidade. O resultado é a criação de uma boa reputação, uma vez que as empresas passam a divulgar notícias positivas sobre seus projetos e atividades, e por consequência, um crescimento orgânico de novos clientes e do negócio como um todo.
Mas como funciona, de fato, o trabalho de assessoria? Há algum processo a ser seguido para garantir o sucesso dessa estratégia? E ainda, como conquistar os melhores resultados de divulgação na mídia? Nesse artigo, buscamos responder essas e outras questões importantes sobre o trabalho do assessor.
Conquistando bons resultados
Ao contratar uma agência de Assessoria de Imprensa, geralmente, o primeiro objetivo da empresa é emplacar bons resultados nos canais jornalísticos. De fato, esse é o propósito de ambas as partes, no entanto, no processo de construção de marca, existem diversas etapas pelas quais os assessores devem ajudar as empresas a passarem. Estabelecer uma conexão com os veículos e ser reconhecido pelos jornalistas é a primeira delas.
Nesse sentido, ao iniciar o trabalho de assessoria, o profissional de Relações Públicas tem como foco apresentar a empresa ao mercado. É um trabalho de “formiguinha” que deve ser executado com diversas estratégias, a fim de fazer com que tanto a empresa assessorada quanto seus porta-vozes sejam conhecidos pelos jornalistas de redação.
Qual a notícia?
Outro ponto crucial no trabalho de Assessoria de Imprensa é a definição de “o que é notícia?”. Esse fator é de extrema importância, afinal, são essas pautas que serão oferecidas aos jornalistas e muito possivelmente emplacadas na mídia. Sendo assim, o trabalho a quatro mãos se torna indispensável, com os assessores e as empresas trabalhando em conjunto e definindo os assuntos mais pertinentes que podem chamar a atenção dos jornalistas e do mercado.
É importante levar em consideração que apenas notícias relevantes e de interesse público serão selecionadas pelos jornalistas. Além disso, o ineditismo e a propagação de notícias verdadeiras e concretas são indispensáveis.
Constância e diversificação geram ainda mais credibilidade
Por fim, não basta apenas emplacar um único bom resultado. É a constância que trará mais reconhecimento e credibilidade para a empresa. Nesse sentido, o trabalho de assessoria é contínuo, de modo que os profissionais e as organizações assessoradas devem estabelecer uma comunicação frequente, a fim de definir quais são as melhores estratégias de exposição e quais as pautas podem ser mais relevantes para a mídia.
Além disso, diversificar a exposição nos canais jornalísticos é uma estratégia indispensável para que a empresa alcance de forma mais acertada o seu público. Sendo assim, tão importante quanto os grandes veículos de comunicação, as mídias de nicho garantem uma comunicação direta com o público-alvo. Por exemplo, em veículos de comércio exterior ou do segmento jurídico, é muito mais provável que uma publicação sobre a empresa que atua em um desses segmentos chame a atenção de possíveis clientes, parceiros e entusiastas dos assuntos. No fim, todas as estratégias definidas são bem-vindas e podem gerar bons resultados para a empresa.
Ketheleen Oliveira é Coordenadora de Assessoria de Imprensa na IDEIACOMM.