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IA Generativa para produção textual: heroína ou vilã? Saiba como utilizar corretamente

Desde o surgimento do Chat GPT, no final de 2022, muito se tem falado sobre o papel dos redatores para produção de conteúdo. Será que a IA realmente veio para substitui-los?

Em novembro de 2022, o surgimento de uma nova IA generativa, muito mais complexa e robusta do que qualquer outra que havíamos tido contato anteriormente, transformou muitas das relações de trabalho e colocou funções e empregos em xeque, sobre a necessidade de manutenção de grandes equipes. O lançamento do Chat GPT, plataforma de inteligência artificial da Open AI, fez com que muitos trabalhadores temessem sobre o futuro não somente de seus cargos, mas de suas profissões em si.

Entre essas profissões, sem dúvidas uma das que mais se preocuparam com o surgimento da nova ferramenta foram os redatores e produtores de conteúdo. Afinal, por que pagar alguém para executar a função de escrever um conteúdo, um copywriting, um release ou um artigo, tendo em vista que uma máquina é capaz de formular um conteúdo em segundos, de forma gratuita?

Infelizmente, esse fenômeno já está em ocorrência. Segundo um relatório da Goldman Sachs, a Inteligência Artificial teria potencial para substituir cerca de 300 milhões de empregos em tempo integral. Entre as funções que mais temem perder emprego, estão desenvolvedores de softwares, profissionais do marketing e os redatores de conteúdo.

Sem dúvida, muitas empresas, ao avaliar o que se gasta para produção de conteúdo através do chat GPT e comparar com a contratação de um profissional para a prestação deste serviço, notará uma grande diferença de gasto, tanto em tempo quanto em dinheiro. Contudo, a relação custo-benefício não pode ser medida somente por esses espectros, por mais que eles brilhem os olhos dos empresários, que tentam sempre balancear ao máximo seus custos.

Acontece que, após quase 2 anos de seu lançamento, a Inteligência Artificial ainda não foi capaz de sintetizar emoções e pensamentos originais dentro das linhas que compõem seus conteúdos. Com uma linguagem padrão e que se tornou cada vez mais “manjada” para o público que utiliza a ferramenta para qualquer fim, a IA produz conteúdos neutros, pouco aprofundados e que ainda comete erros de informações, visto que sua base de dados, por mais robusta que seja, precisa passar por atualizações contínuas, afinal, o mundo está se transformando diariamente.

Enquanto isso, a forma de pensar humana segue sendo única. Capazes de colocar sua própria visão de mundo dentro dos conteúdos, os redatores realizam pesquisas, trazem novas ideias e, sobretudo, trazem a originalidade na forma de escrita e na linguagem que as ferramentas de Inteligência Artificial ainda não são capazes. No final das contas, o conteúdo de um redator experiente tem uma qualidade infinitamente superior que um conteúdo gerado artificialmente, seguindo uma base de programação e códigos que tornam o texto frio e de pouca conexão com o leitor.

Isso não significa, porém, que os profissionais da área não devem se adaptar a essa nova ferramenta. O medo de ser substituído pela Inteligência Artificial deve ser transformado em uma capacidade de adaptação para buscar retirar o melhor que a ferramenta pode oferecer: a otimização de tempo gasto com as produções. Para isso, listamos algumas utilidades que as ferramentas de IA Generativa podem ter para os produtores de conteúdo escrito:

  • Geração de Ideias de Conteúdo: Utilize a IA para apoiar na geração de ideias para artigos, postagens de blog, e outros tipos de conteúdo.
  • Criação de Estruturas de Texto:A IA pode ajudar a criar esboços ou estruturas básicas para artigos, como introduções, subtítulos, e conclusões, facilitando o desenvolvimento do texto.
  • Revisão e Edição de Textos: IAs Generativas são capazes de gerar sugestões para melhorar a clareza, gramática, e estilo do texto. Também pode ajudar a reescrever trechos para torná-los mais concisos ou impactantes.
  • Otimização para SEO:Utilize para encontrar palavras-chave relevantes e na incorporação delas de forma natural no texto, além de recomendações de práticas para SEO on-page.
  • Pesquisa Rápida:A IA pode ajudar a encontrar informações e dados relevantes, fornecendo resumos de fontes confiáveis ou explicações detalhadas sobre um determinado tópico.
  • Tradução e Localização: Através da maioria das ferramentas de IA Generativa, é possível obter traduções rápidas de textos e adaptação do conteúdo para diferentes públicos e culturas, mantendo a mensagem original.
  • Resumo de Textos Longos: Utilize a ferramenta para resumir textos extensos, extraindo as partes mais importantes e ajudando a focar nos pontos principais.

É normal que produtores de conteúdo e redatores encarem as IAs Generativas como vilãs, que chegam para tomar seu emprego e extinguir a profissão. Mas é preciso levar em conta que a produção de conteúdo de qualidade e com capacidade de conexão com o leitor é um trabalho complexo, necessário e que as IAs ainda não são capazes de suprir. 

Como em tantos outros momentos da história da humanidade, a chegada de uma nova tecnologia assusta, e nos faz temer sobre o futuro da profissão. Mas é preciso demonstrar adaptabilidade a nova ferramenta e, ao invés de combatê-la (o que será ineficaz, já que ela claramente veio para ficar), encontrar formas de torná-la útil para seu dia a dia, para tornar seu trabalho mais rápido e simples, porém sem perder a qualidade e originalidade que apenas um bom redator tem para a produção de texto.

*Lucas Avila é Estrategista de Comunicação na IDEIACOMM.

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